Importância da fossa séptica biodigestora para o meio rural

A fossa séptica biodigestora é uma tecnologia de esgoto sanitário rural inteiramente capaz de evitar a contaminação do solo e da água

Importância da fossa séptica biodigestora para o meio rural   Artigos VetProfissional

Um grande problema nas propriedades rurais é a água utilizada nos banheiros rurais e em outras atividades do campo. O esgoto é rico em matéria orgânica e microrganismos, inclusive patogênicos, e pode também poluir águas subterrâneas e superficiais. Uma solução para esse problema é a fossa séptica biodigestora, que é uma tecnologia de esgoto sanitário rural para evitar a contaminação do solo e da água.

“Além disso, esse sistema produz um efluente orgânico que serve para utilização em plantas perenes”, explica Prof. Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Doutor em Zootecnia e Mestre em Agroquímica.

Na figura a seguir, segue um esquema de fossa séptica desenvolvida pela Embrapa.


Esquema ilustrativo dos componentes de uma fossa séptica   Artigos VetProfissional

Como funciona?


• A primeira caixa deve ser preenchida com 20 L de uma mistura de 50% de água e 50% de esterco bovino (fresco) para aumentar a atividade microbiana – biodigestão das fezes humanas;
• O processo deverá ser repetido, a cada 30 dias, com 10 L da mistura água/esterco de bovino, através de uma válvula de retenção.

O acontece?


• Na primeira caixa morrem cerca de 70% das bactérias;
• Na segunda caixa, morre o restante;
• Na terceira caixa, o líquido está sem bactéria e micróbios, e pode ser utilizado como adubo na preparação da terra;
• O sistema consta ainda de duas chaminés de alívio colocados sobre as duas primeiras caixas para a descarga do gás acumulado.

Atenção


Esse fertilizante não deve ser utilizado em hortaliças e não deve ser descartado em cursos d’água. A fossa deve ser instalada abaixo da casa e a uma distância de 10 a 15 metros.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Saneamento e Zoonoses do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações