Importância do sistema reprodutivo para clínica de bovinos

Independente do sistema de produção, os aspectos próprios da reprodução e os índices reprodutivos podem auxiliar no diagnóstico de doenças de vários sistemas

Importância do sistema reprodutivo para clínica de bovinos   Artigos VetProfissional

Independente do sistema de produção, os aspectos próprios da reprodução e os índices reprodutivos podem auxiliar no diagnóstico de doenças de vários sistemas. Um exemplo disso é a possibilidade de suspeitar que afecções podais estão ocorrendo no rebanho devido à baixa taxa de prenhez, pois, como as vacas não demonstrarão cio montando umas nas outras por causa da possível dor na pata, elas não serão submetidas à inseminação ou qualquer que seja o método de concepção utilizado pela propriedade.

“Outro exemplo é a possibilidade de detectar problemas nutricionais por meio da baixa taxa de concepção, pois balanço energético negativo pode impedir que vacas emprenhem”, explica Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia - Nutrição Animal e Doutorando em Nutrição de Ruminantes.

Muitos autores também abordam a questão reprodutiva como o principal fator relacionado com uma boa viabilidade econômica de sistemas, tanto para produção de leite quanto produção de carne. Pensando em sistemas de produção de leite, por exemplo, a relação está na curva de lactação das vacas, a qual é ascendente até o momento do pico da lactação, que vai acontecer próximo de 60 a 90 dias dependendo da raça, seguindo para uma fase descendente.


Curva de lactação de vacas    Artigos VetProfissional

O entendimento dessa curva é importante, pois é no terço inicial que a vaca é economicamente mais interessante para o produtor, uma vez que se tem maior produção de leite com o menor gasto. Assim, para se ter mais animais nessa ótima fase de produção, são necessárias vacas parindo com maior frequência, o que reflete diretamente no índice de intervalo entre partos.

Para montar qualquer tipo de diagnóstico, deve-se conhecer o sistema e avaliar o animal, de modo que o primeiro ponto extremamente importante para conhecer o sistema é a anamnese. Na anamnese geral, normalmente é identificada a queixa principal do proprietário e a partir dela alguns aspectos mais específicos.

É bem comum queixas relacionadas aos índices reprodutivos, como “os animais estão demorando a emprenhar” ou “estão repetindo cio com alta frequência” e o que se deve fazer é identificar a causa da situação, tratá-la e agir para a prevenção de doenças e complicações futuras. Além disso, pensando em uma anamnese mais detalhada, voltada para o sistema reprodutivo, deve-se procurar saber quantos animais dentro da propriedade manifestam essa sintomatologia, seja ela uma repetição de cio constante, ou até mesmo abortos e outros pontos relacionados.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Bovinos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Paolo Antônio Vivenza, Mestre e Doutor em Nutrição e Produção Animal pela Escola de Veterinária da UFMG, e com o Prof. Dr. Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Mestre em Zootecnia - Nutrição Animal pela mesma universidade, e Doutorando em Nutrição de Ruminantes também pela UFMG. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações