Incubação de ovos de galinha: como é feito esse procedimento?

A incubação é uma técnica utilizada para o desenvolvimento do embrião, desde a postura do ovo até o nascimento do pintinho

Incubação de ovos de galinha: como é feito esse procedimento?

Quando a incubação é feita de maneira artificial, é utilizada uma máquina, conhecida como chocadeira, a qual permite definir a umidade e a temperatura específicas para esse fim. Esses dois elementos influenciam diretamente no desenvolvimento do embrião, por isso, devem atender ao que é estabelecido pelos órgãos competentes, entre outros critérios.

A primeira etapa da incubação começa com a coleta dos ovos no galpão de produção, evitando os ovos de cama, ou seja, aqueles que foram postos sobre a cama, no chão. “É preciso que os manipuladores recolham apenas os ovos dos ninhos ou das bandejas, sem tocar nas instalações e nos animais, para que não haja contaminações”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia.

Realizada a coleta, os ovos são encaminhados para o setor de incubação por meio de esteiras que impedem o contato entre os funcionários da granja e os funcionários do incubatório.

Em seguida, há uma seleção, descartando-se as unidades que estão fora do padrão da espécie ou da política do incubatório. Aqueles aptos seguem para a ovoscopia. Nessa etapa, os ovos que não foram fecundados também são eliminados e colocados em outro local.

Uma vez feita toda essa seleção, os ovos são levados para armazenamento em câmara fria onde vão permanecer sob uma temperatura capaz de paralisar o desenvolvimento do embrião, mas sem o matar, até serem levados para a incubadora. O tempo máximo de espera nessa câmara deve ser de 10 dias, pois um tempo maior provoca perda da qualidade de eclosão dos embriões.

Após esse período, os ovos são colocados em temperatura ambiente e, após permanecer aí por duas horas, são destinados à máquina de incubação em bandejas cujos lotes são devidamente identificados.

De acordo com a espécie de aves, o período de permanência na máquina incubadora será diferente. Os ovos de galinhas, que possuem um período de incubação de 21 dias, ficarão 18 dias dentro da máquina, sendo transferidos nos últimos 3 dias para outras áreas.

No 18º dia, como dito, os ovos são transferidos para outra máquina: a nascedoura. Nela também há temperatura controlada, ainda em torno de 37,7ºC a 37,8ºC, e aumenta-se a umidade para 70% para permitir que os pintinhos, ao eclodirem, tenham mais facilidade de quebrar a casca. Nesse momento, não há mais viragem, o que evita que os pintinhos eclodidos caiam da máquina.

Ao nascerem, as aves saudáveis são encaminhadas para outros setores do incubatório, e aquelas inadequadas juntamente com as cascas serão descartadas ali mesmo.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Aves Domésticas – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.