Injúria renal aguda (IRA) em animais domésticos: como diagnosticar?

A injúria renal aguda (IRA) é uma disfunção renal decorrente de uma lesão aguda, caracterizando-se pelo declínio rápido, abrupto, sustentado e reversível da função renal por período de dias a semanas

Injúria renal aguda (IRA) em animais domésticos: como diagnosticar?

A injúria renal aguda (IRA) pode ser caracterizada pelo declínio rápido, abrupto, sustentado e reversível da função renal por um período de dias a semanas. A IRA trata-se então de uma disfunção renal decorrente de uma lesão aguda.

As principais causas da injúria renal aguda são lesões isquêmicas, agentes nefrotóxicos, leptospirose e queda na pressão de perfusão renal”, explica Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Ciências Veterinárias.

É importante frisar que, quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor o prognóstico para o paciente.

Os sinais clínicos (frequentemente inespecíficos) observados são letargia, depressão, anorexia, êmese, diarreia, desidratação, hálito urêmico, úlceras orais e oligúria/anúria.

No exame físico deve-se avaliar o rim realizando uma palpação abdominal, observando a existência de renomegalia ou de dor.

O diagnóstico da injúria renal aguda pode ser obtido pela anamnese (histórico), pelo exame físico e pelos exames complementares realizados no paciente.

Exames complementares utilizados para o diagnóstico da IRA:

a) Hemograma: útil, porém apresenta alterações variáveis, de acordo com a condição clínica do paciente.

b) Bioquímica clínica: nem sempre a azotemia encontra-se presente. A avaliação dos eletrólitos pode demonstrar algumas alterações relacionadas a sódio e potássio, como a hipercalemia.

c) Urinálise: podem ser observados sedimentos urinários ativos, como a proteinúria e a cilindrúria. Também pode ser visto a redução da densidade urinária.

d) Ultrassonografia: exame de imagem mais utilizado, onde pode ser observada uma renomegalia.

e) Biópsia renal: avaliação histológica do paciente para avaliação de possíveis lesões renais.

Todos os exames citados são realizados em conjunto e associados ao exame físico e histórico do paciente. Esse processo direcionará ao diagnóstico de injúria renal aguda.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Nefrologia e Urologia de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M. Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.