Inspeção dos órgãos reprodutores de machos caninos e felinos: o que deve ser observado?

A realização dos exames de inspeção de forma completa auxilia no diagnóstico de patologias reprodutivas tanto em machos quanto em fêmeas

Inspeção dos órgãos reprodutores de machos caninos e felinos: o que deve ser observado?

O sistema reprodutor de machos tem como principal função a produção de espermatozoides para fecundação do óvulo na fêmea a fim de garantir a perpetuação da espécie.

Waleska Dantas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Doutora em Patologia Clínica Animal, explica que durante a inspeção, o Médico Veterinário deverá seguir os procedimentos:

• Observação dos testículos e pênis;
• Avaliação da bolsa escrotal;
• Sinais de assimetria;
• Secreção no prepúcio.

Médico Veterinário deve lembrar-se que, durante o exame clínico dos órgãos genitais, o comportamento do macho é diferente do comportamento da fêmea. Os machos não gostam de ser manipulados em suas partes genitais, assumindo um comportamento agressivo.

É importante observar, primeiramente, o tamanho dos testículos, se há edemas e presença de massas. Verificar se há sinais de assimetria nos testículos gerados, principalmente, durante o período de descida: em cães entre 4 ou 5 dias de idade e, em gatos, com até 5 dias de idade.

No pênis, o médico deve avaliar a presença de secreções ou sangramentos.

Durante a inspeção da bolsa escrotal, o médico deve procurar por aumento de volumes, presença de ulcerações e alterações que possam comprometer o sistema reprodutor dos machos.

Quanto às secreções, é preciso observar a presença de secreções que sejam mucosas, diferenciando o esmegma, que ocorre em machos caninos de secreções purulentas, e observando se há secreções contendo presença de sangue, principalmente quando o animal estiver acometido por neoplasias.

Durante a palpação do pênis e do prepúcio, é preciso lembrar que em machos caninos é extremamente comum a ocorrência do tumor venéreo transmissível que causa alterações no tamanho do pênis e processos hemorrágicos.

A palpação da próstata é feita por via retal, visando avaliar a presença de alterações benignas, a exemplo da hiperplasia prostática benigna e neoplasias prostáticas malignas as quais comprometem também o sistema urinário do cão.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Semiologia Veterinária do VET Profissional, com os professores: Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda, Doutora em Cirurgias pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela mesma instituição; Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª M.ª Ludmila Souza, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª Dr.ª Raffaella Bertoni, Pós-doutora na área de Biologia Molecular Equina pela University of Minnesota, Mestre em Clínica Veterinária pela University of Minnesota e PhD em Clínica Veterinária pela University of Minnesota; Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.