Intestino grosso de animais domésticos: conheça as diferenças

O intestino possui características diferentes de acordo com a espécie animal. O intestino grosso tem como função básica a absorção de água e, apenas nos equinos, a digestão fermentativa

Intestino grosso de animais domésticos: conheça as diferenças

O intestino grosso tem como função básica a absorção de água e, apenas nos equinos, a digestão fermentativa. Por conta disso, nesses animais, tal estrutura é muito desenvolvida e apresenta grande capacidade de reter o alimento.

Nos carnívoros, o intestino grosso – bem como o estômago e o intestino delgado – é mais simplificado do que em outras espécies, sobretudo pela dieta que possuem”, explica Marcelo Lopes de Santana, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Doutor em Morfologia Animal e Mestre em Medicina Veterinária.

Os suínos, por sua vez, apresentam intestino grosso simplificado quando comparado com os herbívoros, mas mais complexo do que o dos carnívoros. Já os ruminantes apresentam um intestino grosso mais desenvolvido do que os anteriores, porém simplificado em relação aos equinos. Estes últimos, inclusive, são comumente afetados por patologias envolvendo o intestino grosso.

O intestino grosso fica mais dorsal ao intestino delgado e é dividido em 3 porções: ceco, cólon e reto. Por meio do ceco, os intestinos delgado e grosso são ligados, exceto nos carnívoros, que apresentam a ligação do íleo diretamente ao cólon.

No caso dos suínos, que são onívoros, o intestino grosso apresenta o ceco mais desenvolvido do que o do carnívoro, mas o que chama a atenção nesses animais é o formato do cólon ascendente, que é espiralado, formando um cone.

Já os ruminantes, que são herbívoros, apresentam o intestino grosso menos desenvolvido do que o do equino, outro representante herbívoro das espécies domésticas. O cólon ascendente do bovino, ovino e caprino também é em formato de giros, variando de uma e meia a duas voltas no primeiro, e de três a quatro voltas nos dois últimos.

O equino, por sua vez, possui o intestino grosso extremamente desenvolvido, uma vez que é neste local onde acontece a digestão fermentativa nestes animais. O cólon dos equinos, por ser muito extenso, é dividido em cólon maior e cólon menor; os cólons ascendente e transverso constituem o cólon maior, enquanto o cólon descendente é o cólon menor.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Anatomia Veterinária – Anatomia Sistemática dos Animais Domésticos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Lopes de Santana, Doutor em Morfologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.