Lembrete aos veterinários: quais são os hormônios que atuam na fisiologia da digestão?

A regulação do funcionamento gastrointestinal depende da ação de hormônios. E é de grande importância que o médico veterinário conheça a atuação de cada um deles

Lembrete aos veterinários: quais são os hormônios que atuam na fisiologia da digestão?

O controle nervoso do sistema gastrointestinal atua em conjunto com alguns hormônios”, explica Waleska de Melo, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Patologia Clínica Animal e Mestre em Medicina Veterinária. Saiba quais são esses hormônios, onde são produzidos e quais funções desempenham na fisiologia da digestão.

a) Hormônios gastrointestinais - os hormônios gastrointestinais são produzidos em células enteroendócrinas que estão presentes por todo tecido gástrico, intestinal e pancreático.


b) Controle hormonal intrínseco - o controle hormonal intrínseco é realizado por hormônios produzidos pelo próprio sistema digestório e que atuam sobre o mesmo. São eles:

Secretina: Hormônio peptídeo intestinal, secretado pelas células S do duodeno e jejuno superior. Estimula as secreções exócrinas pancreáticas e biliares e inibe a secreção do ácido clorídrico e a motilidade do intestino.

Gastrina: Hormônio peptídeo gástrico, secretado pelas células G do piloro, antro gástrico e duodeno. Estimula a produção de ácido clorídrico e possui duas formas de acordo com a cadeia peptídica: G-17 e G-34.

Colecistocinina: Hormônio peptídeo, secretado pelas células I e por neurônios entéricos do duodeno e jejuno. Estimula a vesícula biliar e enzimas pancreáticas, a contração da musculatura lisa e inibição do esvaziamento gástrico e ingestão alimentar.

Polipeptídeo inibidor gástrico: Hormônio peptídeo, secretado pelas células K do intestino delgado proximal. Inibe a motilidade e a atividade secretora gástrica e aumenta a secreção de insulina na presença de glicose intestinal.

Motilina: Hormônio peptídeo, secretado pelas células M do duodeno e jejuno. Estimula o esvaziamento gástrico e aumenta a secreção do pepsinogênio e atua em nervos motores.


c) Controle hormonal extrínseco - o controle hormonal extrínseco é realizado pela Aldosterona, produzida fora do sistema digestório e que exerce ação sobre esse sistema.

Aldosterona: hormônio que atua nos rins mediante o estímulo do complexo renina-angiotensina-aldosterona para que ocorra a absorção de sódio pelos túbulos renais. A Aldosterona também atua nas glândulas salivares e no intestino estimulando a reabsorção de sódio por meio da troca de íons potássio.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisiologia Veterinária Sistemática do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.