Leptospira: conheça as características desse microrganismo responsável pela leptospirose

As leptospiras são bactérias da família Leptospiraceae, sensíveis à luz solar e a desinfetantes comuns, de importância médico-veterinária devido a doenças associadas a ela

Leptospira: conheça as características desse microrganismo responsável pela leptospirose

A Lepstospira é uma bactéria que possui um formato helicoidal e flagelos que facilitam a sua locomoção (movimento de saca-rolha). É um microrganismo aeróbio, sensível à luz solar e a desinfetante comum e a sua multiplicação ótima ocorre em pH entre 7,2 e 7,4.

Esse microrganismo é muito exigente em crescimento, então precisa de meios ricos em nutrientes para ser cultivado, demandando um certo tempo”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária e Mestre em Zootecnia. A temperatura ideal de crescimento é de aproximadamente 30°C, por isso é preciso ter uma estufa em laboratório somente para a Lepstospira.

Esse gênero apresenta, aproximadamente, 23 espécies e 250 sorotipos. As espécies patogênicas são divididas em grupo I e II. O grupo I apresenta as enfermidades mais graves, com destaque para a leptospirose, que pode acometer todas as espécies animais e o homem (zoonose). Já o grupo II é composto por espécies que provocam infecções mais brandas.


Leptospirose

A leptospirose está relacionada a diferentes fatores, dentre eles: densidade populacional e diversidade de espécies, principalmente bovinos e suínos, pois possuem maior contato com áreas de roedores. Animais silvestres e domésticos também podem ser infectados com o microrganismo.

Em humanos essa doença pode ter como via de contaminação a saliva, o contato direto com animais, principalmente em caso de abortos animais e alimentos contaminados.

A leptospirose ocorre, principalmente, em ambientes úmidos, com muita chuva e sem saneamento básico adequado. Essa enfermidade é um grande problema de saúde pública e causa, principalmente:

• Prejuízos econômicos;
• Problemas reprodutivos;
• Morte de animais;
• Redução da produção de carne e leite.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Microbiologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.