Linfócitos: você, estudante de medicina veterinária, sabe o que é inflamação linfocitária?

Os linfócitos são células de defesa imediata do organismo, responsáveis por combater agentes agressores que podem causar infecções

Linfócitos: você, estudante de medicina veterinária, sabe o que é inflamação linfocitária?.

Quando se trata de inflamação linfocitária é importante reconhecer as células sanguíneas do sistema hematopoiético.

Os linfócitos são células esféricas, variáveis e com núcleo arredondado. “Variam de acordo com a função que ocupam, direcionando a resposta imune”, explica João Paulo Machado, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Doutor em Medicina Veterinária – Patologia Animal. São células fundamentais contra patógenos intracelulares (especialmente vírus), podendo estar envolvidos em reações de hipersensibilidades.

Quais são as principais funções exercidas pelos linfócitos?

Linfócitos B: produção de anticorpos. O linfócito B encontra-se aumentado quando existe uma doença infecciosa já instalada há vários dias ou mediante uma doença autoimune.
Linfócito T: produção de citocinas e defesa do organismo contra agentes desconhecidos (antígenos). O linfócito T possui o tamanho menor, o citoplasma mais escasso, correspondendo a mais de 90% dos linfócitos presentes no sangue.

Um exemplo de inflamação linfocitária, causada por vírus, comum na Medicina Veterinária é a pneumonia viral que acomete os suínos, provocada por herpes vírus suíno, causador da pseudoraiva ou doença de Aujeszky.

No quadro de pneumonia viral, tem-se um padrão difuso, sem marcação de lóbulos pulmonares (lóbulos ficam intactos). Ocorre então uma replicação viral em pneumócitos do tipo I e II.

Microscopicamente, observa-se o espessamento dos septos alveolares, apresentando linfócitos do tipo T (casos de doença aguda) e do tipo B (doença já transcorrida há 15 ou 20 dias).

Imagem microscópica do pulmão de suíno com pneumonia viral.

Imagem microscópica do pulmão de suíno com pneumonia viral.

A luz alveolar encontra-se livre de exsudação. Porém, em casos mais graves, ocorre edema por vasodilatação dos capilares alveolares (edema intra-alveolar), favorecendo a instalação bacteriana.

Uma pneumonia intersticial causada por vírus é linfocitária, pois as células que predominam na parede dos septos alveolares são, predominantemente, os linfócitos.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Patologia Geral - Histopatologia do VET Profissional, com o Prof. Dr. João Paulo Machado, Doutor em Medicina Veterinária – Patologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.