Lista de doenças de notificação compulsória: você sabe o que significa essa lista?

A epidemiologia busca proteger os indivíduos suscetíveis a doenças, saneando fatores causais das enfermidades, através do banco de dados. As listas permitem atualizar a situação local epidemiológica, desde que haja de fato a notificação

Lista de doenças de notificação compulsória: você sabe o que significa essa lista?

O conhecimento das doenças prevalentes em uma localidade é essencial para o planejamento estratégico de saúde pública. A lista de doenças de notificação compulsória fornecem informações de forma rápida e ágil, oferecendo subsídios para a tomada de decisão, permitindo a implementação de medidas de prevenção e de controle dos agravos.

As listas de doenças de notificação obrigatória servem para compor um banco de dados e expressar a magnitude de um agravo em determinada população. “Essas doenças são escolhidas por critérios e ajustadas para cada país ou região”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia.

O profissional de saúde é a melhor fonte de notificação. As listas são elaboradas por órgãos internacionais e adaptadas às realidades de cada país. No Brasil são selecionadas de acordo com a especificidade e feitas pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Agricultura.

A lei obriga os profissionais e cidadãos a relatarem às autoridades sanitárias em casos de suspeita de doença ou agravo sob vigilância epidemiológica. Muitas vezes a doença é subnotificada, entretanto, essa situação melhora com educação e saúde.

As listas de doenças compulsórias possuem inúmeros benefícios, como:

• Proteger os viajantes e o comércio internacional.
• Orientar as vacinações.
• Evitar as pandemias.

Algumas doenças estão presentes na lista mesmo sendo inexistentes no país, devido a seu risco econômico e sanitário. Existem aquelas em que a notificação é feita quando há a suspeita da doença, outras, após a confirmação.

Com o acompanhamento da situação sanitária local do rebanho ou dos clientes, é possível verificar a real magnitude de um problema sanitário, investigar as causas e criar soluções.

Para que uma doença esteja na lista, é necessário avaliar sua importância econômica/sanitária, sua confirmação e suas ações curativas ou preventivas.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Epidemiologia do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.