Listeria: você conhece esse microrganismo que afeta tanto animais e quanto humanos?

Bactéria pertencente à família Listeriaceae, a Listeria é um bacilo gram-positivo, causador de doenças infecciosas, sendo a Listeria monocytogenes a espécie de maior importância patogênica

Listeria: você conhece esse microrganismo que afeta tanto animais e quanto humanos?

O gênero Listeria foi descoberto em 1920, isolado de amostras de alimentos. Ele apresenta uma incidência enorme de casos nos EUA. No Brasil é uma enfermidade subdiagnosticada e subnotificada, pela dificuldade de isolamento. As infecções causadas são assintomáticas, ocorrem em todas as idades e, em mulheres grávidas, pode causar aborto e, ou má formação fetal.

“É um microrganismo móvel, tem um movimento característico, chamado de tombamento, tem uma reação positiva para catalase e possui oxidase negativa; é um bacilo gram-positivo, não forma esporos e é anaeróbio facultativo”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária e Mestre em Zootecnia.

Esse gênero possui em torno de 10 espécies. As duas espécies de maior importância são a Listeria monocytogenes, importante como patógeno para o homem e os animais, e a Listeria ivanovii, que causa abortos esporádicos em ovinos e bovinos.

As espécies de Listeria são caracterizadas pelos seus antígenos, que determinam 17 sorovares, sendo os mais frequentemente isolados os tipos 1 e 4 (bactérias isoladas de amostras de queijo, leite, carne).

A contaminação ocorre tanto em humanos quanto em animais por via oral. Nos animais, a ingestão de silagem contaminada ou mal preparada, água, secreções e excreções de animais doentes são fontes diretas de contaminação.

As principais fontes de contaminação são alimentos contaminados, principalmente na linha de abate e é uma preocupação muito grande para a linha de inspeção veterinária.

Nos animais, os principais sinais são neurológicos, causando abortos no final da gestação, septicemia e endoftalmite. Esses são os sinais mais frequentes; para confirmação exata é preciso fazer o isolamento do microrganismo.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Microbiologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.