Malassezia: você conhece esse fungo de importância veterinária?

A Malassezia é uma levedura que tem como característica a capacidade de acometer seres humanos e animais. Possui mais de 15 espécies de importância, sendo algumas mais específicas que outras

Malassezia: você conhece esse fungo de importância veterinária?

Malassezia é uma levedura unicelular, com formato ovoide a globoso, reprodução assexuada, brotamentos unipolares de base larga (sua morfologia aparenta uma pegada de sapato).

Comensal de pele e mucosa de mamíferos e aves, geralmente é exigente em crescimento, cresce em locais ricos em secreções lipídicas e apresenta potencial zoonótico (geralmente, não é isolado de humanos, mas pode causar infecções nos mesmos)”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia e Doutora em Medicina Veterinária.

O gênero possui 15 espécies de importância, sendo 14 consideradas dependentes de lipídio, exceto a Malassezia pachydermatis. Algumas espécies são mais específicas e outras podem acometer várias espécies.


Principais Fatores de Virulência e Enfermidades

As adesinas superficiais são de grande importância para a adesão na superfície e as enzimas são importantes para a identificação, como a urease (teste), a lipase, proteinase e outras.

Os zimogênios facilitam a ativação do sistema completo; as lesões dos queratinócitos provocam escurecimento da pele e dificuldade da absorção da água da pele, o que a deixa excessivamente seca, com inflamações e hipersensibilidade, podendo ser confundida com outros problemas.

O gênero Malasseziose causa infecções, como: dermatite e otite externa.

Os principais sinais clínicos são: prurido/eritema; alopecia; hiperpigmentação; seborreia oleosa; cerume castanho escuro, com odor desagradável; quando causa otite, pode ocorrer também o autotraumatismo, ocorrendo otohematomas nos animais.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Microbiologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações