Manejo do sêmen equino: conheça o passo a passo da coleta ao transporte

O cuidado e manejo correto das doses de sêmen são de extrema importância para a manutenção da qualidade e a obtenção de resultados favoráveis nas inseminações artificiais de equinos

Manejo do sêmen equino: conheça o passo a passo da coleta ao transporte

A coleta, o armazenamento e o transporte de sêmen permitem direcionar melhor os acasalamentos na espécie equina, uma vez que podemos utilizar garanhões geneticamente superiores que se encontram alojados em centrais de reprodução.

A inseminação artificial com sêmen refrigerado tem sido amplamente empregada nas centrais de reprodução. “Esse procedimento evita que os proprietários tenham a necessidade de deslocar as éguas até onde estão os garanhões”, explica Maria Gazzinelli Neves, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre e Doutora em Zootecnia, Reprodução Animal.

É fundamental ter conhecimento sobre as condições de manipulação e armazenamento do sêmen de forma a garantir a integridade e funcionalidade espermática no momento da inseminação artificial.

Para garantir a qualidade do sêmen coletado é necessário tomarmos precauções relativas ao período pré-coleta. A primeira medida a ser tomada é a higienização do pênis do garanhão.

A coleta de sêmen deve ser feita utilizando uma vagina artificial de modelo “fechada”. O equipamento deve ser montado de acordo com as instruções do fabricante e preenchido com água à temperatura de 47°C graus.

Imediatamente após a coleta, o ejaculado deve ser encaminhado ao laboratório para que sejam feitas as análises seminais e o preparo das doses de sêmen.

Após determinar a concentração espermática é necessário diluir o ejaculado para formar as doses que serão refrigeradas e utilizadas na IA.

É fundamental refrigerar o sêmen para conservar as propriedades íntegras dos espermatozoides e para reduzir o metabolismo (catabolismo e consumo de ATP pelas células espermáticas). Dessa forma é possível prolongar a vida útil do sêmen.

O material poderá ser enviado via sedex ou via transportadoras. O médico veterinário deverá sempre avaliar a responsabilidade do serviço de envio considerando a alta sensibilidade da célula espermática diante do risco de choque térmico.

O sêmen bem armazenado tem maior chance de chegar ao destino final com boa qualidade, ou seja, com funcionalidade e integridade espermática garantidas.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Reprodução Equina do VET Profissional, com os professores: Prof.ª Dr.ª Maria Gazzinelli Neves, Mestre e Doutora em Zootecnia, Reprodução Animal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialista em equinos; Prof. Dr. Márcio Menezes, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em foliculogênese e endocrinologia do estral, análises hormonais, criopreservação de sêmen, inseminação artificial e transferência de embriões equinos; Prof.ª Dr.ª Bruna de Freitas, Mestre e Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em fisiopatologia da reprodução animal, ginecologia e andrologia animal e biotécnicas aplicadas à reprodução animal. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.