Manejo nutricional de vacas em período pré-parto: por que é necessário tanto cuidado?

Durante esse período, devem-se evitar erros, pois caso contrário a vaca terá um período seco muito curto, trazendo prejuízos para a próxima produção de leite

Manejo nutricional de vacas em período pré-parto: por que é necessário tanto cuidado?

Na fase pré-parto existem algumas limitações relacionadas à própria vaca, ao manejo desses animais e ao aproveitamento da dieta. É fisiológico para um animal a antecipação ou atraso no parto em até 15 dias.

Durante todo o período seco, a vaca precisa se preparar para vários momentos, especialmente o parto. “Sendo assim, necessita de descanso para a glândula mamária que será responsável pela renovação de células produtivas na próxima lactação”, explica Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia.

As vacas em transição no pré-parto possuem baixo consumo de matéria seca. Dentro do seu útero, o feto encontra-se em crescimento acelerado, com taxas de ganho de peso de até 500 g a 1 kg por dia. Esse crescimento precisará de aporte nutricional vindo da nutrição da vaca.

A vaca em pré-parto entra em situação de balanço energético e proteico negativos. O animal precisará então mobilizar o tecido corporal para suprir a mantença e sua exigência de formação do colostro.

O animal com altas taxas de estresse, associado ao desconforto reduzirá bastante o consumo de matéria seca. Torna-se necessário então fornecer o máximo de conforto para garantir, que dentro das possibilidades fisiológicas do animal, o consumo seja cada vez mais satisfatório.

O ideal é dividir em lotes diferentes as primíparas e as multíparas, evitando assim a disputa por alimentos e possibilitando maior conforto e espaço.

Os animais que permanecem a pasto e recebem alguma suplementação (volumosa ou concentrada) irão acessar o cocho todos ao mesmo tempo. Já aqueles que permanecem confinados, recebendo a dieta total, não necessariamente buscam o cocho ao mesmo tempo, pois o alimento está disponível em quantidade e qualidade adequada ao longo das 24 horas do dia.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Nutrição de Bovino Leiteiro do VET Profissional, com o Prof. Dr. Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Mestre em Zootecnia – Nutrição animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutorando em Nutrição de Ruminantes pela mesma universidade. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.