Mecânica respiratória: Sr. Veterinário, vamos recordar?

A mecânica respiratória explica como as pressões ocorrem dentro do pulmão para propiciar as trocas gasosas

Mecânica respiratória: Sr. Veterinário, vamos recordar?

A mecânica respiratória explica como as pressões ocorrem dentro do pulmão para propiciar as trocas gasosas. “O sistema nervoso central é quem regula as pressões e propicia o ritmo da respiração”, explica Waleska de Melo, Médica Professora e professora do VET Profissional, Doutora em Patologia Clínica Animal e Mestre em Medicina Veterinária.

A pressão atmosférica do ar é de 760 milímetros de mercúrio, 1 atm = 760 mmHg. O oxigênio representa cerca de 21% do ar atmosférico.

Para que o pulmão consiga captar o oxigênio do ar atmosférico é necessário que haja uma coordenação entre as pressões respiratórias e a pressão atmosférica. Essa coordenação é feita por meio da estabilização do volume torácico. Isso ocorre quando o animal, literalmente, inspira.

Na inspiração, o animal preenche a caixa torácica de ar e promove a dilatação dos pulmões e dos alvéolos pulmonares para que o ar possa entrar.

Na expiração, o ar que oxigenou os tecidos sai do organismo eliminando o dióxido de carbono resultante do metabolismo celular. Nesse momento, ocorre o relaxamento e a contração dos alvéolos.

A pressão respiratória diminui na inspiração para permitir a entrada de ar e aumenta na expiração para permitir a saída de ar. A velocidade de inspiração e expiração – frequência respiratória - varia de acordo com a necessidade de oxigênio pelo organismo do animal.

A frequência respiratória corresponde à contagem de movimentos de inspiração e expiração que o sistema respiratório realiza por minuto. A frequência aumenta quando fazemos exercício para que as células musculares recebam maior quantidade de oxigênio, aumentem o metabolismo e forneçam maior quantidade de energia para o organismo.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisiologia Veterinária Funcional do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações