Mecanismos de ação hormonal: conheça os receptores e suas funções

O mecanismo de ação de cada um dos grupos de hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas, sejam eles hidrossolúveis sejam lipossolúveis, possui receptores específicos na membrana celular ou no núcleo da célula

Mecanismos de ação hormonal: conheça os receptores e suas funções

Para exercerem sua ação, os hormônios necessitam se conectar a receptores localizados na membrana celular ou no núcleo da célula. Isso ocorre tanto para hormônios hidrossolúveis quanto lipossolúveis. Ao se conectar aos receptores, os hormônios geram um sinal com o intuito de exercer um efeito biológico específico.

Ações hormonais.

Figura - Ações hormonais.

Esse efeito biológico pode ser traduzido em diversas ações das células, tais como: crescimento, ganho de massa muscular, funcionamento cardíaco, funcionamento gastrointestinal, reprodução, lactação, entre outras”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Patologia Clínica Animal e Mestre em Medicina Veterinária.


Hormônios que atuam na membrana celular:

Os hormônios necessitam de receptores para atravessar a membrana celular. Os receptores posicionados na membrana celular se conectam especificamente a hormônios hidrossolúveis: proteicos/peptídicos e hormônios derivados de aminoácidos.

Os receptores que se conectam a hormônios hidrossolúveis podem ser ionotrópicos ou metabotrópicos.

• Receptores ionotrópicos: abrem canal diretamente para a passagem de substâncias para o interior das células.

• Receptores metabotrópicos: abrem o canal indiretamente para a passagem de substâncias para o interior das células. Necessitam da presença de um 2º mensageiro para modificar a excitabilidade celular e permitir o trânsito hormonal.

Todas as vezes que um hormônio se conecta a um receptor, seja iantrópico ou metabotrópico, gera mudanças estruturais ou na proteína G ou no AMP cíclico para que a célula responda de acordo com a ação hormonal.


Hormônios que atuam no núcleo celular:

Os hormônios que se conectam a receptores localizados na membrana nuclear são lipossolúveis. Nesse grupo estão os esteroides e hormônios tiroidianos. Há dois tipos principais de receptores que se conectam a hormônios lipossolúveis para fazer a difusão simples através da membrana plasmática nuclear:

Citosólicos: receptores presentes no citosol da célula. Esses podem ser uma proteína ou uma enzima que, após a conexão, formam um complexo denominado hormônio-receptor.

Nucleares: localizados dentro do núcleo da célula. Esses receptores são importantes para a realização do metabolismo basal da célula. A partir dessa conexão, se inicia a leitura do DNA mensageiro para a síntese de proteínas nos ribossomos para que ocorra o aumento do metabolismo na célula. Esse mecanismo promove o crescimento do animal, desenvolvimento de fetos em animais gestantes, ganho de massa muscular e revitalização de tecidos danificados.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisiologia Veterinária Funcional do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.