Mecanismos de respiração de animais domésticos: Você sabe o que é depuração respiratória?

Para eliminar partículas estranhas que, de alguma forma, entraram no sistema respiratório, o organismo do animal realiza o processo chamado depuração respiratória

Mecanismos de respiração de animais domésticos: Você sabe o que é depuração respiratória?

O processo de depuração respiratória é realizado por mecanismos fisiológicos para remoção de partículas que podem ser inaladas juntamente com o ar atmosférico.

Waleska de Melo, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Patologia Clínica Animal e Mestre em Medicina Veterinária, explica que a depuração respiratória ocorre por meio de três forças físicas:

Estabelecimento gravitacional: por gravidade, as partículas tendem a se acomodar em algum lugar do sistema respiratório.
Forças inerciais: fazem com que as partículas se locomovam para que possam ser eliminadas.
Movimento browniano: é o movimento aleatório das partículas suspensas num fluido, resultante da sua colisão com átomos rápidos ou outras moléculas. Esse movimento faz com que as partículas saiam do alvéolo e sigam em direção aos brônquios, sendo encaminhados para a laringe para serem deglutidas.


Quando pensamos em partículas de diferentes tamanhos, temos a seguinte dúvida: todas as partículas são depuradas da mesma forma?

Dependendo do tamanho da partícula, a depuração é realizada em locais distintos.

Quanto maior a partícula, mais facilmente ela é eliminada pelas vias aéreas superiores, através do fluido mucinoso produzido pela atividade ciliar do epitélio colunar que compõe o tecido desde a traqueia até os brônquios.
Quanto menor a partícula, mais facilmente ela é eliminada pelas vias aéreas inferiores, onde acontece a depuração alveolar realizada por ramos distais linfáticos, pela endocitose e atividade fagocitária exercida por macrófagos.


Mas como é determinado o tamanho de uma partícula?

Partículas maiores (até 10 mm): são eliminadas através de espirros e tosses pela cavidade nasal.
Partículas menores (abaixo de 1 mm): podem ser eliminadas através dos bronquíolos.
Partículas menores que 0,3 mm: são eliminadas através do movimento browniano.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisiologia Veterinária Sistemática do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.