Médico Veterinário: sabia que você pode atuar como fisioterapeuta animal?

O profissional que deseja atuar na área de fisioterapia veterinária deverá fazer uma especialização - pós-graduação lato sensu - em fisioterapia animal

Médico Veterinário: sabia que você pode atuar como fisioterapeuta animal?

Os profissionais que atuam em fisioterapia veterinária são médicos veterinários formados em instituições reconhecidas pelo MEC. Após a graduação, o profissional que deseja atuar na área de fisioterapia veterinária deverá fazer uma especialização - pós-graduação lato sensu - em fisioterapia animal.

De acordo com a professora Ana Carolina Silva Faria, do VET Profissional, “o profissional fisioterapeuta formado para atender seres humanos não pode prestar serviços na área de veterinária e atender animais, pois é preciso ser um médico veterinário para que se possa realizar essa atividade”.

O profissional médico veterinário especializado em fisioterapia animal é denominado fisiatra, e para exercer a profissão, ele deve ser um profissional em constante atualização, principalmente nas áreas de ortopedia e neurologia animal. Quando possível, recomenda-se que o fisiatra faça uma especialização em ortopedia e neurologia.

As atividades de profissionais de fisioterapia animal são definidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV, na Resolução nº 850 de 05 de Dezembro de 2006.


O fisiatra deve seguir uma filosofia para obter sucesso no tratamento dos pacientes. Essa filosofia apresenta os seguintes princípios:

- Atentar-se para evidências científicas de uso de cada exercício e modalidade.
- Realizar os tratamentos de forma individualizada.
- Avaliar o paciente como um todo.
- Seguir os mesmo princípios da fisioterapia humana.

Na clínica fisioterápica, a prioridade é a qualidade de vida sem a administração de remédios.


Aprenda mais sobre o assunto na disciplina – Fisioterapia e Reabilitação Animal - disponível na Área VET Profissional, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações