Médico veterinário: você conhece os tipos de sistemas de abastecimento de água?

O tema – Sistemas de Abastecimento de Água – é relevante para toda a população devido ao percentual de recursos hídricos (água doce) exaurível no planeta

Médico veterinário: você conhece os tipos de sistemas de abastecimento de água?

O conhecimento a respeito dos sistemas de abastecimento de água é de grande importância para toda a população. “Entretanto, para os médicos veterinários, esse tema é fundamental, pois é sua responsabilidade atuar como agentes de saúde ao conhecer e compreender a utilização diária da água em nossa profissão e na rotina dos locais de atendimento a nossos clientes”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Doutor em Zootecnia e Mestre em Agroquímica.

Saiba que, as principais formas de abastecimento de água são: sistemas de abastecimento público, soluções alternativas coletivas e poços artesianos. Veja, a seguir, as características de cada um desses tipos de fornecimento de água.


1. Sistema de abastecimento público

O sistema de abastecimento público pode ser considerado uma solução coletiva, econômica e definitiva para o abastecimento de água nas cidades. Trata-se de uma instalação formada pelo conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, destinada à produção e distribuição de água potável e canalizada para a população.

Esse tipo de abastecimento é responsabilidade do poder público municipal, estadual ou federal ainda que seja terceirizada e administrada em regimes de concessão ou permissão.


2. Solução alternativa coletiva

As soluções alternativas coletivas de abastecimento de água englobam todas as modalidades de abastecimento alternativas que sejam distintas do sistema público. Entre elas, podemos citar: fontes, poços comunitários, distribuição por veículo transportador, instalações condominiais horizontais e verticais.

As soluções alternativas também sofrem intervenção do poder público e da vigilância sanitária, pois, ainda que sejam coletivas, devem zelar pela qualidade da água canalizada e fornecida à comunidade.


3. Poço artesiano

Poços artesianos são poços perfurados em aquíferos confinados. Um poço artesiano é aquele em que a água jorra por si só na boca do poço.

Mesmo nesses casos, é necessário colocar uma motobomba para que a água seja levada até o reservatório, pois a pressão da água que sai na boca do poço não é suficiente para levá-la até locais de consumo.

Deve-se sempre lembrar que, o médico veterinário tem a importante função de conscientizar moradores da zona rural e produtores da agroindústria em relação às providências a serem tomadas para proteção de nascentes, manutenção de mananciais e da qualidade da água deles proveniente.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Saneamento e Zoonoses do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações