Médico Veterinário: você sabe o seu papel na preservação da água da propriedade rural?

O homem do campo e as propriedades rurais utilizam a água para alimentação humana e animal, irrigação, higiene e questões sanitárias, essenciais à manutenção das propriedades rurais

Médico Veterinário: você sabe o seu papel na preservação da água da propriedade rural?

A produção de alimentos no campo seria impossível sem a presença de água. Ela é fonte de nutrientes para o homem, para os animais, necessária para a formação de pastagens e todos os tipos de cultivares e grãos”, explica Marcelo Dias da Silva, professor do VET Profissional.

No meio rural, a água é utilizada em currais e criatórios de animais. Quando pensamos em suinocultura, por exemplo, visualizamos o gigantismo das instalações e o grande volume de água consumido.

Mas o uso da água não é menos importante em áreas destinadas à criação de cavalos e aves. A água consumida pelos animais deve ser uma água de qualidade. Caso contrário, pode ser uma via de transmissão de diversas doenças e levar os animais à morte.

A água também é empregada em processos de beneficiamento de produtos agrícolas. A boa qualidade da água garante a boa qualidade da produção animal e de produtos dela derivados.

Contudo, a indústria de produtos de origem animal demanda grandes volumes de água durante a higienização e nas etapas do processo industrial, incluindo o resfriamento do maquinário.

Na área de tecnologia de alimentos, o médico veterinário deverá estar presente ao fazer a inspeção dos produtos, classificação, lavagem e armazenamento da matéria-prima e dos produtos industrializados, atentando sempre para o bom uso da água.

Trata-se de um desafio orientar o homem do campo sobre os resíduos e dejetos gerados na propriedade que podem de certa forma e ao longo do tempo prejudicar a saúde dele, de seus familiares e até da criação.

É necessário orientar o empresário rural e o pequeno produtor rural sobre a importância de preservar da vegetação de fontes e nascentes que garantem a água de boa qualidade.

Além disso, soluções de saneamento e processos de tratamento para despoluição da água em seu retorno ao meio ambiente precisam ser divulgadas também no meio rural.


Aprenda mais sobre o assunto na disciplina – Saneamento e Zoonoses - disponível na Área VET Profissional, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações