Melhoramento genético de caprinos de leite: conheça o CAPRAGENE!

O CAPRAGENE é um programa de melhoramento genético de caprinos leiteiros, desenvolvido pela Embrapa, em Sobral-CE

Melhoramento genético de caprinos de leite: conheça o CAPRAGENE!

Melhoramento genético é um processo que consiste em selecionar ou modificar intencionalmente o material genético de um ser vivo, com os objetivos de:

• Selecionar indivíduos com características desejáveis;
Aumentar a frequência de genes desejáveis na população visando o aumento da produção e da produtividade de forma sustentável, sem necessariamente ter que introduzir um animal de uma nova raça;
Melhorar a produção animal para que se torne mais rentável e competitiva dentro da caprinocultura;
• Aumentar a produtividade por meio de modificações na composição genética do rebanho a partir da identificação das principais diferenças genéticas entre indivíduos de uma mesma raça ou linhagem.

O CAPRAGENE foi criado em 2005, pela Embrapa. “Apesar de não apresentar quantidade de dados suficientes para avaliar sua eficácia, esse programa ainda tem sido utilizado por ser a única estratégia disponível no Brasil”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária e Mestre em Zootecnia.

Ele foi criado com o intuito de não introduzir no Brasil animais de outros países, pois, com a introdução de animais geneticamente melhores, ocorria também a introdução de doenças, como a CAE, nos rebanhos.

Há programas de testes de progênie e controles leiteiros oficiais realizados pela Embrapa com vários produtores, o que auxilia na produção de grande número de dados que facilitam a tomada de decisão para melhoramentos genéticos nessa região.

Porém, uma das dificuldades enfrentadas pelo programa é encontrar, no país, reprodutores com teste de progênie completo. Esse teste é realizado com as filhas dos bodes para verificar a produção e leite. Trata-se de um procedimento demorado, para o qual é preciso ter dados, e, muitas vezes, na propriedade se perde a identificação do animal, perdendo, assim, todo o trabalho de melhoramento genético realizado.

Nesse contexto, o sistema de Gerenciamento de Rebanhos (SGR) faz parte dos programas de melhoramento genético, e permite o registro, armazenamento e gerenciamento das informações geradas em rebanhos caprinos e ovinos.

Para o melhoramento genético, são selecionados rebanhos que possuem excelente manejo, escrituração zootécnica, cujos produtores utilizam a identificação dos animais através de vários métodos. Assim como a maioria dos programas de melhoramento genético, o CAPRAGEN se baseia na caracterização fenotípica de caprinos leiteiros, uma vez que a caracterização genotípica tem um custo mais alto.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Caprinocultura – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.