Métodos físicos de controle de microrganismos: vamos conhecer?

O controle microbiano consiste na destruição, inibição ou remoção de microrganismos

Métodos físicos de controle de microrganismos: vamos conhecer?

O controle microbiano consiste na destruição, inibição ou remoção de microrganismos, cujos métodos mais comumente utilizados são a esterilização, a refrigeração/congelamento e a filtração, respectivamente. Para realizar o controle microbiano, podem ser utilizados métodos físicos e químicos.

Os agentes antimicrobianos ou antibióticos causam a morte de uma determinada população de microrganismos ao afetar, sobretudo, a estrutura celular”, explica Emilene Galvão, Professora do VET Profissional, que é Mestre e Doutora em Microbiologia Agrícola e Pós-doutora em Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Os métodos físicos de controle microbiano são:


Temperatura - Também denominada método de tratamento térmico, pode ser aplicado por meio de altas ou baixas temperaturas.

- Altas Temperaturas: o controle físico de microrganismos com temperaturas altas pode ser feito aplicando-se calor úmido ou seco. O calor úmido promove a desnaturação e coagulação das proteínas, a exemplo de métodos de pasteurização, fervura ou autoclavagem (121ºC por 15 minutos). Já o calor seco promove a oxidação dos compostos orgânicos, a exemplo da estufa (160ºC a 180ºC por 2 h) ou da incineração.

- Baixas temperaturas: o emprego de técnicas de refrigeração ou congelamento tem como princípio a redução ou paralisação da atividade biológica. Não é um método de esterilização, pois a temperatura baixa não destrói, apenas paralisa a atividade microbiana.

Radiação - Os modelos de ondas radioativas mais utilizadas para controle de microrganismos.

- Radiações ionizantes: têm como princípio a ionização de moléculas na formação de radicais reativos.

- Radiações não ionizantes: têm como princípio a excitação dos elétrons.

Filtração - Tem como princípio a remoção de microrganismos em soluções sensíveis ao calor, também chamadas de soluções termolábeis.

Desidratação ou dessecação - Esse método de controle físico atua sob o princípio de que a redução da água disponível para o metabolismo celular dos microrganismos impede a ocorrência normal das ações enzimáticas da célula. Na desidratação ou dessecação, os microrganismos ainda permanecem viáveis após a desidratação, contudo, sem realizar atividade metabólica.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Microbiologia Geral do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Emilene Campos Galvão, Pós-doutora em Inspeção de Produtos de Origem Animal, Doutora e Mestre em Microbiologia Agrícola. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações