Microrganismos encontrados no corpo de um animal é sinal de doença?

De acordo com o dicionário Aurélio, microrganismo é o nome dado a todo organismo microscópio, como, por exemplo, bactérias, vírus, fungos e protozoários

Microrganismos encontrados no corpo de um animal é sinal de doença?

Os microrganismos são ubíquos, isto é, estão presentes em todas as áreas, seja no solo, no ar, na pele, no cabelo e em todos os ambientes. Mesmo aqueles em que, muitas vezes, se imagina nem haver vida, há a presença de microrganismos. O corpo humano, por exemplo, é todo colonizado por microrganismos.

Tanto no corpo humano quanto no corpo de animais existem verdadeiras comunidades microbianas que interagem entre si e com o hospedeiro. “Por exemplo, a microbiota do rúmen do boi, que é responsável pela degradação da celulose e de outros polissacarídeos. Ela sintetiza aminoácidos, vitaminas e ácido graxo”, explica Emilene Campos Galvão, Professora do VET Profissional, que é Pós-doutora em Inspeção de Produtos de Origem Animal, Doutora e Mestre em Microbiologia Agrícola.


Vamos conhecer os tipos de microbiota

- Microbiota residente

Pode ser também chamada de permanente ou normal e suas principais características são que os microrganismos são relativamente fixos em determinados sítios, seja corpo humano ou corpo animal; além de serem compatíveis com os hospedeiros, não comprometendo a sua sobrevivência; e apresenta uma variedade metabólica que varia de acordo com o hospedeiro.

Dentro da microbiota residente, existe uma que é chamada de transiente. É composta por microrganismos não patogênicos e vem do meio ambiente. Pode ser adquirida por meio de bebidas, alimentos, objetos ou superfícies e poeira.


- Microbiota transitória

Diferente da microbiota residente, nesta os microrganismos têm pouca importância. Entretanto, é essencial que a microbiota residente esteja em equilíbrio. Se assim não for, estes microrganismos podem proliferar e causar doenças.

O processo saúde-doença basicamente se resume à relação entre a patogenicidade do parasita, ou seja, aos fatores de virulência (invasividade e toxicidade) em contraposição à resistência do hospedeiro, isto é, aos mecanismos de defesa inespecíficos e específicos existentes. Se o microrganismo conseguir vencer todas as barreiras/estratégias do hospedeiro, a doença ocorre.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Microbiologia Geral do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Emilene Campos Galvão, Pós-doutora em Inspeção de Produtos de Origem Animal, Doutora e Mestre em Microbiologia Agrícola. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.