Mosca do Chifre: um dos parasitas que mais causam prejuízo à pecuária

Um dos parasitas que mais causam prejuízo à pecuária de corte ou de leite é a mosca de chifre. Sua população aumenta rapidamente no período de chuvas e causa grande irritação nos animais

Mosca do Chifre: um dos parasitas que mais causam prejuízo à pecuária   Artigos VetProfissional

Um dos parasitas que mais causam prejuízo à pecuária de corte ou de leite é a mosca de chifre. Sua população aumenta rapidamente com o início do período de chuvas e causa grande irritação nos animais, que ficam inquietos, tentando espantá-las. “As moscas, geralmente, ficam na região da cernelha, próximo ao pescoço dos animais. Têm preferência por animais de pelagem preta, principalmente machos inteiros”, explica o Prof. Leonardo Cotta Quintão, Médico Veterinário especialista em Pecuária Leiteira e Mestre em Nutrição de Bovinos de Leite.


- Comportamento da mosca do chifre

Quando o animal defeca, as fêmeas da mosca pousam no bolo fecal, onde deixam seus ovos. Em seguida, retornam ao animal e voltam a picá-lo. A infestação por essas moscas duram praticamente 24 horas, causando sofrimento ao rebanho, pois a picada causa muita dor. A infestação por moscas do chifre ocorrem, geralmente, em períodos quentes e úmidos do ano, ou seja, no verão. Como o crescimento da população desse inseto é muito acentuado, nessa estação do ano ocorrem surtos de ataque ao gado.


- Como a mosca do chifre afeta a produção

Quando sob o ataque das moscas, o rebanho tende a ficar mais agrupado, e evita pastar, pois perdem boa parte do seu tempo tentando espantar os insetos. No período em que o rebanho fica sem pastar, há acentuada queda da produção de leite e de ganho de peso dos animais.


- O que fazer?

Como medida de controle profilático, recomenda-se o uso de brincos em bezerros jovens que se torna eficaz no controle da infestação. O brinco apresenta características importantes, uma delas é a concentração de diazinon, que é de 45%, sendo muito efetiva na eliminação e repelência para infestação de parasitas como a mosca do chifre. Outra forma de controle da mosca do chifre é o uso de carrapaticidas que sejam eficazes no combate a moscas, ou, ainda, esfregadores dorsais impregnados por inseticidas estrategicamente colocados em locais de maior concentração dos animais.

O controle desse parasita devolve ao rebanho o conforto e o bem estar. Os animais voltam a apresentar um comportamento normal, ficam mais calmos, sem agrupamentos e passam a pastejar, aumentando e melhorando o ganho de peso e produção do leite.


Aprenda mais sobre esse assunto no Curso on-line Como Implementar o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite para Atender à IN 77 do VET Profissional, com o Prof. M. Leonardo Cotta Quintão, Médico Veterinário especialista em Pecuária Leiteira, Mestre em Nutrição de Bovinos de Leite pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações