Muda de penas das aves poedeiras: entenda esse processo

A muda anual é uma ocorrência natural, caracterizada pela perda de penas do corpo da ave e por um descanso ou pausa na produção de ovos

Muda de penas das aves poedeiras: entenda esse processo

A muda anual é uma ocorrência natural, caracterizada pela perda de penas do corpo da ave e por um descanso ou pausa na produção de ovos. As aves nesse estado tornam-se fotorrefratárias, ou seja, não respondem aos estímulos luminosos, perdem o apetite e têm o peso corporal reduzido.

A muda de penas pode ser entendida como o período em que as aves terminam o ciclo reprodutivo e estão esgotadas, por isso é um período de descanso, onde as aves não cantam, para poupar energia para formar o novo empenamento”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia.


Muda de penas natural

Na natureza, as aves sofrem periódicas trocas de penas ao longo da vida. Essas trocas acontecem depois de um ciclo de produção, que dura cerca de um ano, e se estendem aproximadamente por quatro meses, durante os quais as galinhas mal se alimentam. Ao final desse processo, o aparelho reprodutor das aves rejuvenesce e elas voltam a produzir ovos, atingindo até 80% da produção do primeiro ciclo.

Em criações de poedeiras, esperar a ocorrência natural da troca de penas não é viável ao produtor, pois, além de não haver produção por um período muito grande, o que representa prejuízo, cada ave entraria em muda em momentos diferentes, tornando ainda mais complicado o manejo. Por isso, os produtores geralmente descartam os lotes ao final do primeiro ciclo de produção, substituindo-os.


Muda de penas forçada

A muda forçada é um processo bem mais rápido, dura de 20 a 30 dias, realizado em aves de 60-65 semanas de vida. A muda forçada pode ser realizada por meio de dois métodos principais: restrição alimentar e por meio de medicamentos.


Método de restrição alimentar

É o método mais tradicional, o qual consiste em:

• Submeter as aves a um jejum de 10 dias;
• Nos 4 primeiros dias, fornecer calcário (farinha de ostra, por exemplo);
• Do 11º ao 18º dias, oferecer ração de baixo valor nutricional alternando os dias;
• Do 19º ao 28º dia, ração de postura a cada dois dias;
• Depois, voltar à ração normal e ao uso da luz (interrompida nessa fase de muda) progressivamente (até retornar a 15-17 h/dia).


Uso de medicamentos

Na literatura, encontra-se muito sobre o uso de medicamentos à base de hormônios para a realização da muda forçada. Entretanto, na prática, esse método é raramente usado, pois os fármacos necessários não são encontrados com facilidade no mercado.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Aves Domésticas – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.