Necropsia em ovino: exame externo. Qual a importância?

A necropsia é iniciada com o exame externo, o qual, às vezes, pode ser suficiente para definição do diagnóstico

Necropsia em ovino: exame externo. Qual a importância?

Você sabia que a necropsia é iniciada com o exame externo, o qual, às vezes, pode ser suficiente para definição do diagnóstico? Nesse exame, é analisado o histórico de vacinação, vermifugação, manejo adotado na propriedade, histórico clínico do rebanho e do cadáver. Esses dados são obtidos com o proprietário do animal e, ou com o médico veterinário responsável, por meio de conversas e registros sanitários.

O exame externo inclui a avaliação do estado nutricional do animal, estado de higiene, presença de parasitos, presença de feridas e qualquer outra lesão aparente, como massas, cistos e nódulos”, explica João Paulo Machado, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Doutor em Medicina Veterinária – Patologia Animal.

Além disso, deve-se avaliar a integridade das mucosas oral, nasal, oftálmica, genital, anal e condutos auditivos e a presença de conteúdos indevidos nessas cavidades.

 

Deve-se avaliar a integridade das mucosas oral.

Deve-se avaliar a integridade das mucosas oral.

 

É importante também observar alterações cadavéricas que permitem estimar o tempo de morte decorrido. Se os músculos dos membros e da região cervical estiverem bem enrijecidos, conclui-se que o tempo de morte é maior que 6 horas e menor de 24, pois depois de 24 horas o rigor mortis começa a desaparecer.

Com 48 horas, principalmente em dias quentes, não há mais enrijecimento.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Anatomia Patológica - Técnicas de Necropsia do VET Profissional, com o Prof. Dr. João Paulo Machado, Doutor em Medicina Veterinária – Patologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações