Necropsia em suínos: como deve ser feita a análise do coração?

A realização da necropsia possibilita a confirmação de diagnóstico ou correção de erros de diagnósticos, bem como compreender os processos patológicos que levaram o animal a óbito

Necropsia em suínos: como deve ser feita a análise do coração?

Na necropsia é feita uma análise detalhada do cadáver, tanto da parte externa quanto da parte interna, e envolve exame dos órgãos, da carcaça e de todas as estruturas que compõem o organismo do animal em busca de sinais que possam levar à causa da morte. Nessa investigação também são coletados materiais para análise laboratorial.

Com relação à necropsia do coração, este deve ser separado rompendo-se as grandes artérias. “Quando saudável, seu aspecto externo é liso, brilhante, sem dilatações demasiadas dos átrios e de coloração o mais homogênea possível”, explica João Paulo Machado, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Doutor em Medicina Veterinária.

A abertura do coração é feita seguindo o trajeto do fluxo sanguíneo. Assim, começando pelo lado direito, deve-se introduzir a tesoura na veia cava e abrir apenas a parede do átrio direito até sua extremidade e, em seguida, pela abertura do átrio, introduzir a tesoura até a câmara do ventrículo direito, cortar diagonalmente em direção ao sulco paraconal e seguir margeando-o até o final.

Nesta primeira etapa da abertura, é preciso avaliar se os coágulos estão desprendendo facilmente das paredes internas do coração e se há sinais de calcificação e aderência de válvulas cardíacas.

Continuando, deve-se abrir a artéria pulmonar para visualizar a válvula semilunar pulmonar e verificar se ela está elástica, sem calcificações e sem sinais de endocardiose e endocardite.

A abertura do lado esquerdo e as avaliações são semelhantes à do lado direito. Dessa forma, começa-se pela veia pulmonar para abrir todo o átrio esquerdo, parte para a abertura do ventrículo margeando novamente o sulco paraconal até o ápice cardíaco. O normal é encontrar pouco coágulo acumulado no lado esquerdo.

Observar a coloração de todo o músculo também é muito importante; o miocárdio muito pálido pode indicar um processo de isquemia cardíaca e áreas brancas e bem delimitadas pode indicar necrose de músculo cardíaco que está relacionado com intoxicação por algumas plantas e, em suínos, com deficiência de vitamina E e selênio.

Em seguida, abre-se a aorta e faz a avaliação como na artéria pulmonar.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Anatomia Patológica – Técnica de Necropsia do VET Profissional, com o Prof. Dr. João Paulo Machado, Doutor em Medicina Veterinária – Patologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.