Neonato equino: você sabe o que é retenção de mecônio?

A retenção do mecônio pode provocar cólica e desconforto ao potro e sua ocorrência é preocupante, pois pode ser indício de septicemia, o que ocorre quando o animal não ingere o colostro

Neonato equino: você sabe o que é retenção de mecônio?

Mas afinal, o que é mecônio? Mecônio é o nome dado às primeiras fezes do equino compostas por secreções intestinais, secreções do fluido amniótico e debris celulares. A eliminação do mecônio se dá até 12 horas de vida e, quando fica retido por período maior, desencadeia uma condição denominada retenção de mecônio.

A retenção do mecônio é muito característica, sendo fácil de determinar sua ocorrência. As suas causas predisponentes são o estreitamento do canal pélvico e a não ingestão do colostro”, explica Maria Gazzinelli, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Mestre e Doutora em Zootecnia, Reprodução Animal.

Sinais clínicos:

- Ocorrência em potros com até 4 dias de vida;

- Sinais de cólica com distensão abdominal;

- Tenesmo;

- Em algumas situações, eversão de mucosa.

Eversão de mucosa.

Eversão de mucosa.


Como tratar do potro com retenção de mecônio?

O tratamento é feito por enema, utilizando-se água morna (37°C) ensaboada para lubrificar o reto do animal e mangueira flexível fina. Deve-se introduzir a mangueira (lubrificada com vaselina ou detergente neutro) no reto do potro e através dela despejar lentamente 250 ml a 500 ml de água. A água auxiliará na fluidez do mecônio retido que sairá facilmente ao colocar o animal para caminhar imediatamente após o procedimento.

Se a causa da retenção for falta da transferência de imunidade passiva da égua para o potro (ou seja, se o potro não ingeriu o colostro), é necessário tratamento profilático a um quadro de septicemia, pois o animal está imunossuprimido.

Se o quadro de retenção for observado antes das 12 horas de vida, deve-se fornecer colostro para o animal. Após esse tempo, aplicar plasmaterapia, que vai garantir a imunidade ativa do animal.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Doenças dos Equinos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Maria Gazzinelli, Mestre e Doutora em Zootecnia, Reprodução Animal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialista em equinos. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações