O que é edema? Quais são os mecanismos que levam à sua formação?

O desequilíbrio entre os fatores que regem a hidrodinâmica entre interstício e meio intravascular é que origina o edema

O que é edema? Quais são os mecanismos que levam à sua formação?

Edema é o acúmulo de líquido no tecido intercelular (intersticial), nos espaços ou nas cavidades do corpo. É resultado do aumento da quantidade de líquido no meio extracelular, sendo externo ao meio intravascular.

O desequilíbrio entre os fatores que regem a hidrodinâmica entre interstício e meio intravascular é que origina o edema. “Compreende a pressão hidrostática sanguínea e intersticial, a pressão oncótica vascular, a vasodilatação e os vasos linfáticos”, explica João Paulo Machado, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Doutor em Medicina Veterinária – Patologia Animal.

O edema por aumento da pressão hidrostática sanguínea ocorre devido à saída excessiva de líquido do vaso. Como principal causa, tem-se a dificuldade na circulação de retorno: (estados de hipertensão - insuficiência cardíaca - e drenagem venosa defeituosa).

Enquanto o edema por diminuição da pressão oncótica sanguínea provoca o não deslocamento do líquido do meio intersticial para o interior do vaso. Essa variação da pressão oncótica é determinada pela diminuição da quantidade de proteínas plasmáticas presentes no sangue. É uma consequência de hipoproteinemia.

O edema por obstrução da circulação linfática também leva a um quadro de edema. Pode ser causado por obstrução das vias linfáticas (exemplo: elefantíase; hipoplasia linfática congênita) ou por compressão dos vasos linfáticos (tumores, abscessos etc.). Se ocorrer obstrução da via linfática, sem alteração nas pressões oncótica e hidrostática, e se a função de drenagem dos líquidos estiver comprometida, poderá surgir edema.

Também ocorre edema por acúmulo de sódio. No interstício, pode ser observado quando o sódio está em altas concentrações, aumentando a pressão osmótica do interstício e provocando maior saída de água do vaso. Ocorre quando há ingestão de sódio maior do que sua excreção pelo rim (falência renal) ou em casos de transtornos hormonais (excesso de ADH ou mineralocorticoides).

Já o edema inflamatório surge pelo aumento da permeabilidade capilar, por meio de citocinas lideradas pelo processo inflamatório, de reação a substâncias alergênicas e por toxinas bacterianas.

Mas quais são os mecanismos de formação de edema?

O edema associado à deficiência cardíaca congestiva possui os seguintes mecanismos:

Insuficiência cardíaca direita: incapacidade do coração de receber o sangue do retorno venoso. Ocorre um edema generalizado: anasarca.

Insuficiência cardíaca esquerda: incapacidade do coração de receber o sangue do retorno venoso. Ocorre um edema pulmonar.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Patologia Geral - Histopatologia do VET Profissional, com o Prof. Dr. João Paulo Machado, Doutor em Medicina Veterinária – Patologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.