O que é saúde única? Vamos entender!

A saúde única, também conhecida por “One Health”, é um campo de conhecimento multiprofissional e interdisciplinar que se refere a problemas e questões de saúde que transcendem as fronteiras nacionais, assim como seus determinantes e possíveis soluções

O que é saúde única? Vamos entender!

Há muito tempo já se sabe que condições ambientais inadequadas, frequentemente provocadas pelo próprio homem, afetam a saúde humana e animal por favorecerem a proliferação de microrganismos nocivos. Também é de conhecimento geral que muitas doenças veterinárias podem afetar o homem e vice-versa, provocando surtos, epidemias e até mesmo pandemias.

Marcelo Dias da Silva, professor do VET Profissional, que é Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia, explica que estudos recentes apontam que, para a promoção efetiva da saúde, são importantes medidas que visem à prevenção, ao controle e ao tratamento de enfermidades sem dissociar saúde humana, saúde animal e ambiente, isto é, de forma integrada. A essa abordagem integrativa, dá-se o nome de Saúde Única.

O conceito de Saúde Única exige um olhar diferenciado sobre diversos aspectos que podem impactar a promoção da saúde efetiva, como intensificação da produção animal, expansão da população humana, invasão e destruição de habitats e áreas silvestres, mudanças climáticas, entre muitas outras. Sobre todos esses aspectos, é preciso a existência de políticas públicas que promovam a cooperação entre serviços de vigilância animal e humana e desenvolvimento sustentável, sempre amparados pela visão 3S, que é:

Tabela

As ações de saúde única são voltadas, sobretudo, para a vigilância e as medidas preventivas, incluindo os estudos sobre as doenças emergentes e reemergentes que auxiliam nas tomadas de decisão para o efetivo controle das afecções em humanos e animais.

Para essas decisões, considera-se a tríade epidemiológica, que é a interação entre patógeno, população e meio ambiente, uma abordagem fundamental para, por exemplo, o controle de casos de doenças, a contenção de epidemias e prevenção de zoonoses.

Dentre as medidas multidisciplinares adotadas para garantir a preservação da saúde, foram criados órgãos de comunicação simultânea como a OIE (Organização Internacional de Epizootias), OMS (Organização Mundial da Saúde) e a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).


Aprenda mais sobre esse assunto na área Saúde Pública e Animal do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.