O que saber sobre a captação de água no meio rural?

Geralmente na zona rural não há água disponível pela rede pública. Diante disso, a questão da fonte dentro na propriedade para fornecimento de água é muito importante

O que saber sobre a captação de água no meio rural?   Artigos VetProfissional

Geralmente na zona rural não há água disponível pela rede pública. Diante disso, a questão da fonte dentro na propriedade para fornecimento de água é muito importante, explica Prof. Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Doutor em Zootecnia e Mestre em Agroquímica. Na escolha do manancial, deve-se analisar as opções e características de cada tipo:


Se fornecerá água em quantidade suficiente, mesmo em período de escassez;
Lago e represas: fornecimento durante a seca;
rios: suscetível a contaminações, se passa por alguma cidade e se recebe dejetos de indústrias.

O tipo de manancial mais indicado, sobretudo em regiões montanhosas, é a nascente, da qual a extração da água pode ser feita de duas formas:


Através do poço semiartesiano: a pressão interna é menor, não sendo suficiente para que a água jorre naturalmente. Por isso, para obter a água, é preciso que esta seja bombeada.
Através do poço artesiano: quando a fonte está em um nível mais baixo, com grande pressão, caracteriza-se como artesiano, e a água jorra devido a grande pressão. Nesse caso, a bomba é utilizada apenas para levar a água ao reservatório.

A determinação do tipo de poço está relacionada às características geológicas do local onde se encontra. Para isso, é importante ter auxílio de um profissional da área que determine a capacidade e qualidade do poço. É preciso também preservar sua integridade, evitando contaminações.

Atenção


Independente do tipo de manancial, é de extrema importância sua preservação, repondo, sempre que possível, matas ciliares com espécies nativas, e protegendo a nascente de contaminações.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Saneamento e Zoonoses do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações