O que são drogas seletivas COX-2? Quais são suas vantagens e desvantagens?

As ações de todas as drogas anti-inflamatórias ocorrem devido a uma injúria na membrana celular e posteriormente da expressão da enzima fosfolipase A2

O que são drogas seletivas COX-2? Quais são suas vantagens e desvantagens?

As ações de todas as drogas anti-inflamatórias ocorrem devido a uma injúria na membrana celular e posteriormente da expressão da enzima fosfolipase A2, que aumenta as atividades para gerar o ácido araquidônico. Esse ácido araquidônico faz a ativação das vias das ciclo-oxigenases (COX) 1 e 2.

A COX-1 enquadra-se como construtiva ou fisiológica, gerando respostas benéficas a ação inflamatória para o organismo e a COX- 2 como indutiva”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal.

Sendo assim, os fármacos vão ser preferenciais da COX-2, atuando de forma mais significativa na via indutiva do processo inflamatório, com intuito de inibi-lo.

Já uma droga é seletiva COX-2 quando atua quase que 100% apenas em cima da própria COX-2, não tendo nenhuma ação na COX-1. Essas drogas são denominadas coxibes. Veja a seguir as vantagens e desvantagens de utilizá-las na medicina veterinária.


Vantagens:

Menor potencial ulcerogênicos: os medicamentos não possuem potencial de gerar úlceras, com isso os animais não terão sangramentos, vômitos e desconforto gastrointestinal.
Analgésico e antitérmico.
Ação antitumoral: os medicamentos inibem certas citocinas presentes nos tumores.


Desvantagens:

Não tem ação sobre tromboxanos: os tromboxanos possibilitam o aumento da agregação plaquetária. Sem isso pode correr uma coagulação intravascular.
Possui atividade pró-trombótica: pode gerar coagulação intravascular disseminada.
Cães são menos sensíveis que os felinos: principalmente em processos inflamatórios sistêmicos.


Como inibidores seletivos da COX-2, tem-se:

1) Celecoxibe: é 375 vezes mais seletivo por COX-2, possuindo menos efeitos colaterais e nenhuma ação sobre tromboxanos e plaquetas.
2) Rofecoxibe: 800 vezes mais seletivo por COX-2, sendo isento de efeitos colaterais e efeitos sobre agregação plaquetária.
3) Firocoxibe: controle da dor e da inflamação associada a osteoartrite em cães e equinos, particularmente, para a osteoartrite crônica. Em equinos pode ser utilizado por até 14 dias, com possíveis efeitos colaterais leves. Os filhotes menores de sete meses são sensíveis podendo ir à óbito.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Farmacologia Veterinária Aplicada do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.