O sucesso na castração de carneiros? Pré-operatórios seguidos à risca!

A orquiectomia em carneiro é feita através de uma única incisão para exposição inicial dos testículos. Inicia-se com os procedimentos pré-operatórios e com a preparação do paciente

O sucesso na castração de carneiros? Pré-operatórios seguidos à risca!   Artigos VetProfissional


 

A orquiectomia em carneiro é feita através de uma única incisão para exposição inicial dos testículos. A cirurgia se inicia com os procedimentos pré-operatórios e com a preparação do paciente. Importante salientar, nesse momento, que o veterinário precisa anestesiar eficazmente o animal, a fim de que ele não sofra dores durante a realização da castração.

Deve-se, então, seguir as seguintes orientações:


• Posicionamento
O carneiro deve estar sobre a mesa de cirurgia, posicionado em decúbito lateral direito (com o lado esquerdo voltado para cima). A contenção é feita com cordas.

• Assepsia
É necessário limpar o local da cirurgia. Utiliza-se uma escova de assepsia contendo solução de clorexidina degermante. Aplique água destilada para remover a solução e seque com uma gaze estéril. O próximo passo é aplicar a anestesia.

• Anestesia
A anestesia local deve ser aplicada no cordão espermático e na linha de incisão de ambos os testículos. Antes de aplicar a anestesia local, porém, é importante:
I- fazer a palpação do cordão espermático dos testículos para facilitar a sua localização e aplicação da anestesia.
II- fazer a anestesia da linha de incisão de ambos os testículos, localizada na bolsa escrotal. Nesse procedimento, segure a bolsa escrotal e pressione os testículos contra o próprio corpo do animal para delimitar a linha de incisão.
III- após a aplicação da anestesia, realizar novamente a assepsia da região com rigor, utilizando solução de iodopovidona (PVPI).
IV- para retirar o excesso de solução da segunda assepsia, utilizar água destilada.
V- secar a região a ser operada, bem como a mesa de cirurgia.

Realizada a anestesia, prepare o paciente e o campo cirúrgico, utilizando panos de campo e acessórios estéreis para a realização da orquiectomia.

Aprenda mais sobre Orquiectomia no Curso Online Cirurgia em Grandes Animais, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações