O uso da ultrassonografia aplicada à reprodução de bovinos

A ultrassonografia representa uma ferramenta importante para a eficiência reprodutiva e produtiva dentro do sistema de bovinocultura

O uso da ultrassonografia aplicada à reprodução de bovinos   Artigos VetProfissional

O uso da ultrassonografia aplicada à reprodução de bovinos visa o planejamento reprodutivo de fêmeas bovinas, tanto em gado de corte, quanto de leite. “Ela representa uma ferramenta importante para a eficiência reprodutiva e produtiva dentro do sistema de bovinocultura”, explica Prof. Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, do VET Profissional.

Funções da ultrassonografia para o melhoramento do planejamento reprodutivo de bovinos:


- Diminuição da quantidade e do tempo em que as fêmeas encontram-se como não gestantes.
- Identificação de vacas em anestro (inatividade da dinâmica ovariana de crescimento folicular até uma próxima ovulação) e vazias no diagnóstico de gestação (DG).

Em fêmeas em anestro, procura-se saber:


- Tempo de parição e inatividade ovariana (acíclica).
- Animais não gestantes desde o último DG.
- Novilhas (peso e idade) sem atividade ovariana (acíclica).
- Falha na detecção de cios.
- Patologias reprodutivas.


Anestro relacionado à: (A) Ausência de folículos na região cortical do ovário; (B) Condição corporal da fêmea no pós-parto

Fotos: Anestro relacionado à: (A) Ausência de folículos na região cortical do ovário; (B) Condição corporal da fêmea no pós-parto.


Aprenda mais sobre o assunto na disciplina - Sexagem Fetal e Estratégia no Planejamento Reprodutivo - disponível na Área VET Profissional, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações