Orquiectomia em ovinos: quais os passos desse procedimento?

A orquiectomia é um procedimento cirúrgico muito utilizado e consiste na remoção da gônada e de seus anexos. Contudo, essa intervenção cirúrgica deve ser realizada apenas por médico veterinário

Orquiectomia em ovinos: quais os passos desse procedimento?

Realizada por razões diversas, o orquiectomia em ruminantes tem como finalidade evitar que ocorram coberturas indesejáveis, melhorar o sabor da carne, promover o ganho de peso e facilitar o manejo. O sucesso dessa cirurgia está condicionado ao conhecimento do médico veterinário sobre a técnica correta e sobre os procedimentos pré e pós-cirúrgicos.

A orquiectomia em carneiro é feita através de uma única incisão para exposição inicial dos testículos”, explica Samuel Pereira Simonato, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária.

A cirurgia se inicia com os procedimentos pré-operatórios e com a preparação do paciente sendo posicionado sobre a mesa de cirurgia e a assepsia do local da cirurgia.

Após a assepsia e secagem do local, deve-se realizar a anestesia, que deverá ser aplicada em cada cordão espermático e na linha de incisão de ambos os testículos. A assepsia deve ser repetida após a anestesia. Posteriormente, prepara-se o paciente e o campo cirúrgico, utilizando panos de campo e acessórios estéreis.

Após o paciente estar devidamente preparado, faça uma incisão única, removendo parte da bolsa escrotal. A remoção de parte da bolsa escrotal permite expor ambos os testículos do animal de uma só vez.

O próximo passo é fazer a incisão na túnica vaginal para exposição completa do testículo. Faz-se uma pequena incisão utilizando, inicialmente, o bisturi. Para finalizar a ruptura da túnica, utilize uma tesoura. Após à ruptura, faça a divulsão da túnica vaginal, empurrando-a para cima, a fim de expor o cordão espermático e facilitar a realização da ligadura.

Após fazer a primeira ligadura, cruze os fios atrás do cordão espermático e faça uma nova ligadura em região proximal à primeira. Dessa maneira, a segunda ligadura é feita sem haver necessidade de cortar o fio.

Agora já é possível a remoção dos testículos. Observando que, na remoção do segundo testículo, utilizaremos o emasculador para fazer a hemostasia.

Na orquiectomia, devemos realizar duas ligaduras, as quais devem ser feitas com 1 nó duplo e 2 nós simples, ou seja, a mesma quantidade de nós em ambas. Os nós devem ser apertados de modo bastante firme, até que o tecido ao redor do fio fique pálido.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Grandes Animais do VET Profissional, com o Prof. M. Samuel Pereira Simonato, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.