Os carrapatos causam doenças? Quais são os prejuízos que esses ectoparasitas podem trazer aos animais domésticos?

Os carrapatos são aracnídeos ectoparasitas que se alimentam do sangue de hospedeiros, responsáveis pela transmissão de diversas doenças

Os carrapatos são ectoparasitas obrigatórios que podem sobreviver por anos, estando proximamente relacionados aos ácaros.

São hematófagos, alimentando-se periodicamente sugando o sangue do hospedeiro e depois permanecendo fora do mesmo”, explica Mariana Costa Fausto, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários.

Classificação dos carrapatos:

Família Ixodidae: duros, de interesse veterinário. Possuem escudo protetor.
Família Argasidae: moles, pequeno número de organismos de interesse veterinário. Não possuem escudo protetor.

Quais são os danos que os carrapatos podem provocar no seu hospedeiro?

a) Efeitos cutâneos

Resposta inflamatória, podendo levar à necrose focal na derme no local da picada.
Abcessos, miíases: infecção secundária por Staphylococcus aureus.
Infestação maciça: perda de sangue (anemia), menor produtividade e ganho de peso, desassossego e predisposição a miíases.

b) Transmissão de doenças

• O carrapato precisa estar infectado e aderido firmemente aos hospedeiros por um longo tempo, ao ponto de conseguir mobilizar o possível patógeno que está em seu intestino e colocar em contato com o sangue do hospedeiro.
• Quanto mais rápido for o ciclo, maior aumento populacional, aumentando a probabilidade de transmissão de doença dentro de um rebanho.

E quais são as doenças que podem ser transmitidas pelo carrapato?

Febre suína africana.
Erlichiose (rickettsia): bovinos (aborto, febre, anorexia, letargia); cães (E. canis - causa anemia e febre).
Febre maculosa: causada por Rickettsia rickettsii.
Doença de Lyme: causada por Borrelia burgdorferi: acomete cães, gatos, bovinos, equinos.
Babesiose: causa febre, anemia hemolítica, hemoglobinúria, morte.
Anaplasmose: causada por Anaplasma marginale (rickettsia), provocando febre, anemia e morte. É transmitida por numerosos carrapatos.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Parasitologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Mariana Costa Fausto, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Medicina Veterinária também pela UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!