Os laticínios, cooperativas e o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite

O objetivo do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite é aproximar produtores e indústria, visando maior desenvolvimento para o setor produtivo e segurança para o consumidor

Os laticínios, cooperativas e o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite    Artigos VetProfissional

O objetivo do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite é aproximar produtores e indústria, visando maior desenvolvimento para o setor produtivo e segurança para o consumidor. Esse plano faz parte da gestão de qualidade e está incluído no autocontrole realizado pelo laticínio ou pela cooperativa.

Desta forma, "sua elaboração, implantação e execução são de total responsabilidade do laticínio ou da cooperativa, cabendo ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e aos seus técnicos apenas acompanhar e fiscalizar sua execução", afirma Prof. Leonardo Cotta Quintão, Médico Veterinário especialista em Pecuária Leiteira, Mestre em Nutrição de Bovinos de Leite.

Esse plano deve contemplar assistência técnica e gerencial, bem como a capacitação de seus fornecedores, com foco na gestão da propriedade e na implementação das boas práticas agropecuárias. Desse modo, o plano deve cumprir cinco itens, a saber:


1. Diagnóstico da situação atual;
2. Objetivos do plano: o que, como e quando será feito;
3. Metas
4. Indicadores de gerenciamento;
5. Cronograma de execução com os fornecedores a serem atendidos.

O Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite foi pensado como uma ferramenta de controle elaborado pelo laticínio ou pela cooperativa para auxiliar no desenvolvimento de seus fornecedores de leite. É importante entender que os objetivos, metas, indicadores e cronograma são definidos a partir dos dados de diagnóstico inicial em conjunto com as informações técnicas disponíveis, sendo o diagnóstico, bem elaborado, a base para que todo o processo seja bem-sucedido.


Aprenda mais sobre esse assunto no Curso on-line Como Implementar o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite para Atender à IN 77 do VET Profissional, com o Prof. M. Leonardo Cotta Quintão, Mestre em Nutrição de Bovinos de Leite pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialista em Pecuária Leiteira. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações