Os microrganismos são vilões ou mocinhos?

Os microrganismos constituem a maior massa de célula viva do planeta e têm grande importância médica, sendo utilizados para a produção de remédios e vacinas. No entanto, existem também microrganismos patogênicos responsáveis por importantes enfermidades

Os microrganismos são “vilões” ou “mocinhos”?

Os microrganismos constituem a maior massa de célula viva do planeta e têm grande importância médica, sendo utilizados para a produção de remédios e vacinas. Ainda existem aqueles que estão presentes naturalmente no organismo dos seres vivos, de forma benéfica, controlando a proliferação de bactérias patogênicas. No entanto, existem também microrganismos patogênicos responsáveis por importantes enfermidades que podem acometer todos os seres vivos, seja animal ou vegetal.

O senso-comum sempre relacionou o termo “microrganismos” a “vilões”, patógenos causadores de infeções e enfermidades. “Mas não podemos considerar os microrganismos apenas como vilões, já que são essenciais em processos de transformação da matéria-prima a nosso favor”, explica Emilene Galvão, professora do VET Profissional.

Por isso, é plausível dizer que a microbiologia é essencial e que faz parte de nosso dia a dia. Podemos observar a sua importância em alguns produtos que utilizamos em nosso cotidiano, entre eles: a produção de derivados do leite, principalmente queijos e iogurte, a produção de vinagre, bebidas alcoólicas, pães, produtos farmacêuticos e medicamentos.

Entretanto, há microrganismos considerados patógenos e decompositores. Esses últimos são responsáveis por grandes perdas econômicas, principalmente quando se trata da indústria de alimentos.

Dentre os mecanismos decompositores temos dois grandes grupos: bactérias e fungos. A área de microbiologia é uma importante ferramenta para aprimorar a manipulação de alimentos minimizando o risco de ação de microrganismos decompositores nocivos à saúde e facilitando a conservação de alimentos.

Esses são exemplos das descobertas e avanço da microbiologia que passaram a fazer parte de nossas vidas. Contudo, ainda conhecemos uma porcentagem muito pequena dos microrganismos existentes na Terra.


Aprenda mais sobre o assunto na disciplina – Microbiologia Geral - disponível na Área VET Profissional, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

 

Receba Mais Informações