Osteologia animal: membros torácico e pélvico. Há semelhança entre eles?

Os membros torácico e pélvico representam a porção principal do esqueleto e são responsáveis pela locomoção dos animais. A principal diferença entre os membros torácico e pélvico está na função que desempenham

Osteologia animal – membros torácico e pélvico: entenda a semelhança entre eles

Os membros torácico e pélvico representam a porção principal do esqueleto e são responsáveis pela locomoção dos animais. A principal diferença entre os membros torácico e pélvico está na função que desempenham: o membro torácico é responsável pelo direcionamento do animal, ou seja, seu deslocamento em direções distintas, enquanto o membro pélvico está relacionado com a capacidade de tração animal, isto é, a força para realizar movimentos em determinada direção.

As qualidades de tração e direção dizem respeito ao posicionamento e fixação dos ossos no corpo do animal”, explica Marcelo Lopes de Santana, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutor em Morfologia Animal.

Por exemplo, a escápula, localizada no membro torácico e, portanto, um dos ossos responsáveis pela capacidade de direção do animal, encontra-se fixada ao tronco por meio de tecido conjuntivo fibroso. Esse tecido permite maior amplitude de movimentação desse osso. Já os ossos do membro pélvico apresentam articulações praticamente fixas e em conjunto aos ossos da coluna, o que lhes garante a estabilidade para fornecer potência de tração durante o movimento do animal.

Ao observar o esqueleto, podemos estabelecer equiparações homólogas entre ossos dos membros torácico e pélvico, entre elas:

- No membro pélvico, observamos a presença do osso ílio e, de forma homóloga, no membro torácico, observamos a escápula, ambos classificados como ossos planos.

- No braço, observamos o osso úmero homólogo ao osso fêmur, ambos classificados como ossos longos dos membros torácico e pélvico, respectivamente.

- Os ossos do braço, no membro torácico – Rádio e ulna – são homólogos aos ossos da perna do animal, localizados no membro pélvico - Tíbia e fíbula.

- No membro torácico, os ossos curtos que proporcionam a articulação – Carpos são homólogos aos ossos curtos que proporcionam a articulação no membro pélvico - Tarsos.

- Na mão do animal, isto é, no conjunto de ossos do membro torácico, observa-se o metacarpo e, no membro pélvico, observa-se o metatarso, localizado no pé do animal. Ambos são ossos homólogos, classificados como ossos longos.

- As falanges proximal, média e distal são exatamente iguais nos membros torácico e pélvico do animal.

 

Outra característica que contribui para o equilíbrio do animal é a angulação decorrente do posicionamento dos ossos dos membros torácico e pélvico. Por exemplo: a angulação presente entre a escápula e o úmero é exatamente inversa à angulação formada entre os ossos ílio e fêmur.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Anatomia Veterinária - Osteologia e Miologia de Animais Domésticos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Lopes de Santana, Doutor em Morfologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações