Osteologia do membro torácico: articulação úmero radioulnar

Os ossos do antebraço, rádio e ulna, e os ossos da mão, carpos, metacarpos e falanges possuem muitas articulações, com atenção especial para a articulação úmero-radioulnar, que é a articulação do cotovelo do animal

Osteologia do membro torácico: articulação úmero radioulnar

Além da escápula e do úmero, os membros torácicos também possuem os ossos do antebraço, rádio e ulna, e os ossos da mão, carpos, metacarpos e falanges. “São estruturas com muitas articulações, com atenção especial para a articulação úmero-radioulnar, que é a articulação do cotovelo do animal”, explica Marcelo Lopes de Santana, professor do VET Profissional, que é Doutor em Morfologia Animal e Mestre em Medicina Veterinária.

Essa articulação pode apresentar inúmeros problemas ortopédicos, principalmente quando se trata de determinadas raças caninas.

Movimento da articulação

Os côndilos do úmero estão apoiados na depressão que faz parte da extremidade proximal do rádio, chamada de cabeça do rádio.

Essa articulação é chamada sinovial - que permite amplos movimentos. Essa articulação permite somente dois movimentos: movimento de flexão e movimento de extensão.

A classificação dessa articulação é articulação em dobradiça ou pode ser chamada também de articulação em gínglimo. Esse tipo de articulação tem um pino central encaixado dentro de uma fossa, que no caso em questão é a fossa do olécrano e ela limita o movimento de rotação. Portanto, o movimento de rotação é limitado pela elevação denominada processo ancôneo.

A articulação úmero radioulnar compete à extremidade distal do braço com a extremidade proximal do antebraço.

O antebraço é constituído de dois ossos em que o osso principal é o rádio, que fica posicionado cranialmente, e, caudalmente, está a ulna. A ulna está posicionada lateral em relação ao rádio.

 

Antebraço de cão

Antebraço de cão.

A partir dessas informações, é possível colocar o osso em posição anatômica e definir a qual antímero esse osso pertence.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Anatomia Veterinária - Osteologia e Miologia de Animais Domésticos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Lopes de Santana, Doutor em Morfologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações