Ovelhas prenhes: Você sabe como manejar esses animais de forma correta?

As ovelhas prenhes exigem cuidados específicos para cada fase de desenvolvimento em que se encontram

Ovelhas prenhes: Você sabe como manejar esses animais de forma correta?

Separar as ovelhas em lotes homogêneos, em muitos momentos, facilita muito o manejo desses animais, contudo é importante saber identificar as características que definem essa divisão em grupos”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia e Doutora em Medicina Veterinária.

Os manejos com as ovelhas durante a gestação, no parto e pós-parto são importantes, pois garantem o sucesso da aquisição do produto da ovinocultura, sobretudo de corte, que são novos animais.

As ovelhas gestantes devem ser separadas em lotes para que brigas sejam evitadas e, dentre as gestantes, é preciso separar, ainda, aquelas cuja gestação já está em seu terço final para facilitar o monitoramento dos partos.

Os piquetes em que esses animais deverão ser colocados precisam ter acesso à água, sal mineral e alimento com qualidade nutricional, tanto no cocho quanto no pasto. Nesses piquetes também deverá ser feito o controle de doenças infectocontagiosas e verminoses.

Outro ponto importante do manejo é que seja realizada, próximo ao parto (30 dias antes), a tosquia naqueles animais prenhes que sejam lanados.

O tratador deve ficar atento aos sinais da proximidade do parto, fazendo observações constantes. Os sinais de proximidade do parto são: aumento do úbere, dilatação e relaxamento da musculatura da vulva e em torno da cauda, respiração ofegante, dor e contrações abdominais visíveis. Pouco depois de o estágio de contrações começar, começa a expulsão da cria.

Ovelha prenhe com úbere aumentado e vulva dilatada.

Ovelha prenhe com úbere aumentado e vulva dilatada.


Outra medida de manejo na gestação muito importante para garantir um colostro de boa qualidade é a vacinação das ovelhas quando estiver faltando 45 dias para o parto. A principal vacina é contra a clostridiose.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Ovinocultura - Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações