Paciente canino diagnosticado com Diabetes Mellitus: e agora?

A Diabetes Mellitus é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina pelo organismo. A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo

Paciente canino diagnosticado com Diabetes Mellitus: e agora?

A diabetes pode causar aumento da taxa de glicemia acarretando complicações no coração, nas artérias, olhos, rins e nervos. Em casos mais graves, pode levar à morte.

O tratamento da paciente incluiu a administração de insulina e a introdução de ração para cães diabéticos visando ao controle glicêmico ideal e estabilização do quadro clínico apresentado no caso”, explica Fabíola Carolina de Almeida, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Pós-graduada em clínica e cirurgia de Pequenos Animais.

Proprietários de cães portadores de Diabetes Mellitus devem receber instrução do Médico Veterinário sobre como realizar o manejo diário dos animais e os cuidados que devem ter, a saber:

• A insulina deverá ser administrada diariamente, 2X ao dia, a cada 12 horas, sempre no mesmo horário.

• A insulina deverá ser homogeneizada lentamente antes da aplicação.

• A paciente deverá se alimentar antes de receber a dose de insulina.

• É necessário armazenar a insulina corretamente, seja em refrigeração, seja em temperatura ambiente conforme indicado na bula do fabricante.

• Os tutores devem estar atentos às formas corretas de aplicação da insulina para obter resultados positivos no tratamento.

• Deve-se utilizar seringa apropriada para administração de insulina.

• Nunca se deve reutilizar a seringa de aplicação.

• Quando possível, é recomendável que os tutores adquiram o glicosímetro (aparelho medidor de glicose) para fazer a aferição semanal da glicose do animal antes e após a administração de insulina.

• É recomendável que os tutores façam um gráfico de curva glicêmica do paciente no 7º dia após o início da administração da insulina.

• O gráfico de curva glicêmica é obtido anotando-se o valor da glicose no sangue, de 2 em 2 horas, pelo período de 12 horas.

• A curva glicêmica também poderá ser obtida em hospitais ou em clínicas veterinárias, desde que os pacientes permaneçam internados durante o período mínimo de 12 horas.

Ao longo do tratamento terapêutico é necessário que o Médico Veterinário verifique se a dose de insulina oferecida ao paciente é a dose ideal. Isso é feito observando o NADIR ou ponto mais baixo do gráfico de curva glicêmica. O valor do NADIR deverá estar dentro do padrão de referência: de 100 a 250 mg/dL.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Casos Clínicos - Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Fabíola Carolina de Almeida, Pós-graduada em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela Univiçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.