Palpação do sistema tegumentar em cães e gatos: qual a importância desse exame?

Todo o processo de palpação é importante no exame dermatológico para distinguir e caracterizar os tipos de alterações nodulares encontradas no paciente dermatológico

Palpação do sistema tegumentar em cães e gatos: qual a importância desse exame?

Durante a realização do exame físico específico, podemos classificar morfologicamente alterações que podem ocorrer na pele de cães e gatos e que podem ser identificadas por meio da palpação e olfação.

Após a inspeção e caracterização das lesões cutâneas observadas a olho nu, o Médico Veterinário deve proceder à palpação.

A palpação é um exame minucioso por meio do qual se observa a presença ou não de nodulações em todo corpo do animal”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal.

A sequência da palpação deve seguir da região cranial para a região caudal. Inicia-se desde a cabeça, região perilabial e pescoço.

O veterinário, durante a palpação, deve também seguir orientações a partir da queixa do proprietário e a partir do exame de inspeção feito anteriormente no animal.

Durante a palpação, é preciso observar a presença de pequenas nodulações ou tumores em todo o corpo do animal.

É importante colocarmos o animal em decúbito lateral para fazer a palpação da região ventral, principalmente em toda a cadeia mamária. Muitas vezes, essa não é a queixa do proprietário, o médico pode observar a presença de pequenos módulos que não foram percebidos pelo proprietário.

A palpação visa observar também diferenças morfológicas no caso de nodulações que podem ser firmes ou flutuantes; além de nódulos e tumores, é preciso observar se existem ulcerações.

Todo o processo de palpação é importante no exame dermatológico para que o Médico Veterinário possa distinguir e caracterizar os tipos de alterações nodulares encontradas no paciente dermatológico.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Semiologia Veterinária do VET Profissional, com os professores: Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda, Doutora em Cirurgias pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela mesma instituição; Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª M.ª Ludmila Souza, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª Dr.ª Raffaella Bertoni, Pós-doutora na área de Biologia Molecular Equina pela University of Minnesota, Mestre em Clínica Veterinária pela University of Minnesota e PhD em Clínica Veterinária pela University of Minnesota; Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações