Guias de Capacitação do Veterinários. Clique e baixe!

Parasitas de animais domésticos: o que são?

Os parasitas são organismos que vivem em associação com outro organismo e, com esse, estabelece uma relação de parasitismo

Parasitas de animais domésticos: o que são?

Parasitas ou parasitos são organismos que vivem em associação com outros dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo.

Mas quais são os tipos de parasitas que podem ser encontrados em animais?

Segundo Mariana Costa Fausto, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários, a parasitologia abriga os seguintes organismos:

Helmintos: constituem um grupo muito numeroso de animais, incluindo espécies de vida livre e também de vida parasitária. Os parasitas normalmente residem no intestino do hospedeiro. Nesse grupo temos os platelmintos (vermes achatados) e os nematelmintos (vermes cilíndricos).

Artrópodes: são, em geral, ectoparasitas, ou seja, se alojam na parte exterior do hospedeiro. Destaque para as classes Insecta (mosquitos e moscas) e Arachnida (carrapatos, ácaros).

Protozoários: esses microrganismos são unicelulares, eucariontes, e, geralmente, são heterotróficos. Algumas espécies acabam se associando a outros organismos para viver, como os parasitas. São classificados de acordo com o modo de locomoção: ciliados, flagelados, rizópodos, esporozoários.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Parasitologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Mariana Costa Fausto, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Medicina Veterinária também pela UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações