Parto em bovinos: quais são os principais eventos e alterações endócrinas que estão associados ao parto?

O parto é um processo iniciado pelo feto e completado por uma complexa interação de fatores endócrinos, neuronais e mecânicos

Parto em bovinos: quais são os principais eventos e alterações endócrinas que estão associados ao parto?1

É fundamental para o início do parto que o eixo fetal hipotálamo-hipófise-adrenal do feto esteja em funcionalidade de maturação completa e ativa.

No processo de gestação final, tem-se uma limitação uterina para o tamanho do feto, desencadeando o estresse fetal. “Esse evento leva à liberação do hormônio adrenocorticotrófico, ou corticotrofina (ACTH), pela adenohipófise fetal, fazendo com que haja a secreção de corticoides pelo córtex adrenal do feto”, explica Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Reprodução Animal.

O aumento dos níveis de corticoide fetal leva a cascatas de eventos que contribuem para mudanças dramáticas na condição endócrina da mãe, como o aumento das contrações miometriais e das secreções do trato reprodutivo (cérvix).

O cortisol fetal promove a síntese de três enzimas (17α-hidroxilase, 17,20-desmolase e aromatase) que convertem a progesterona (P4) em estrógeno (E2).

Além da conversão da P4 em E2, o cortisol fetal também faz com que a placenta sintetize o hormônio PGF-2α, ativando a contratilidade uterina e promovendo a regressão do corpo lúteo gestacional.

Conforme o feto se move através do canal de parto, a pressão elevada no colo do útero estimula os neurônios sensoriais. A pressão no colo do útero causa liberação de ocitocina e subsequentes contrações miometriais.

As modificações morfológicas que ocorrem nas fêmeas, próximas ao momento do parto, são:

Vulva e vagina: edemaciadas e vascularizadas.
Ligamentos pélvicos: aumento de E2 e liberação de relaxina com relaxamento dos ligamentos.
Cérvix: antes do parto o tampão mucoso se dissolve e é eliminado em filamentos.
Útero: aumento do útero, miométrio quiescente.
Ovário: presença de corpo lúteo.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Reprodução de Bovinos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Reprodução Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.