Período de transição de vacas leiteiras: entenda sua importância

O período de transição é considerado a chave para o sucesso da produtividade dos animais, pensando na quantidade de leite produzido e em sua longevidade

Período de transição de vacas leiteiras: entenda sua importância

Podemos definir como período de transição das vacas em lactação aquele que ocorre entre 21 dias pré-parto, o dia do parto e 21 dias pós-parto.

Esse período de transição representa aproximadamente 11,7% dos dias da vaca, sendo de extrema importância para a sua saúde e produtividade”, explica Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia - Nutrição Animal.

As vacas são animais que gostam de rotinas. Qualquer mudança é preocupante para o animal, pois precisará das novas adaptações. E será nesse período que ocorrerão as principais mudanças.

Aumento de metabolismo e consequentemente aumento das taxas de doenças. Aproximadamente 50% das vacas apresentam alguma enfermidade.
Acima de 70% a 80% das enfermidades que acontecem ao longo da lactação ocorrem ou têm início neste período, apresentando sintomas clínicos posteriormente.
Alta taxa de óbitos.
Em alguns sistemas de produção de leite no Brasil, as vacas permanecem em contato com o bezerro em algum período do dia e em outros não possuem nenhum contato.
Ocorrem mudanças nutricionais: tipo de alimento, quantidade, forma como é oferecido e local.


As principais doenças que acontecem nesse período de transição são: cetose e esteatose hepática, hipocalcemia (febre do leite ou febre puerperal), mastite, acidose, laminite, reticuloperitonite traumática, deslocamento de abomaso, dentre outras.

No pós-parto imediato, haverá um aumento na demanda de cálcio, sendo necessários mecanismos para que a quantidade seja suficiente para a produção de leite. Caso isso não aconteça, nos primeiros dias, haverá maior ocorrência de hipocalcemia.

As doenças, intensificadas pelo balanço energético negativo, faz com que esse período seja muito desafiador para as vacas. Todas essas doenças relacionadas levam a um maior descarte dos animais, exigindo um controle contínuo do rebanho.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Bovinos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Paolo Vivenza, Mestre e Doutor em Nutrição e Produção Animal pela Escola de Veterinária da UFMG, e com o Prof. Dr. Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Mestre em Zootecnia - Nutrição Animal pela mesma universidade, e Doutorando em Nutrição de Ruminantes também pela UFMG. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.