Pesquisa de endoparasitas: conheça as principais técnicas

Endoparasitas são parasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro. E para detectar a presença desses parasitas é realizada a pesquisa de endoparasitas através de exames das fezes do hospedeiro

Pesquisa de endoparasitas: conheça as principais técnicas

A pesquisa de endoparasitas nas fezes de animais serve para detectar a presença de vermes e protozoários no organismo do animal, o que pode causar doenças intestinais.

Nos testes de diagnósticos para a detecção de enteroparasitos ou endoparasitos, as diversas técnicas existentes possuem fundamentos diferentes”, explica Mariana Costa Fausto, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários. Vamos, a seguir, conhecer as técnicas mais utilizadas na veterinária de pesquisa de endoparasitas.


Exame direto de fezes

O exame direto de fezes é uma das técnicas helmintológicas para pesquisas de endoparasitas.

O princípio dessa técnica consiste na visualização direta de possíveis ovos presentes nas fezes por meio de esfregaço em lâmina.


Técnica de Willis

Esse método é qualitativo, muito utilizado para pesquisa de enteroparasitos em pequenos animais. Seu princípio baseia-se na flutuação dos ovos.


Técnica de Hoffman, Pons e Janer (HPJ) (Sedimentação Simples)

Essa técnica é muito utilizada, principalmente em humanos (análise de fezes). Consiste na sedimentação de possíveis ovos ou cistos que estejam presentes nas fezes.


Coprocultura

A coprocultura é o exame bacteriológico (cultura) das fezes para a avaliação de larvas. Torna-se então um teste complementar.

Os ovos presentes nas fezes deverão ser cultivados e, após 10 dias, é realizada a extração das larvas eclodidas. Dessa forma, é feito o estudo e a pesquisa das larvas.


Técnica de Baermann

O objetivo dessa técnica é extrair larvas vivas de fezes frescas, ou de preparações de cropocultura.


Técnica de centrífugo flutuação em sulfato de zinco ou Método de Faust

A partir do método de flutuação, consegue-se prever estratégias para controle dos parasitos no animal.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Parasitologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Mariana Costa Fausto, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Medicina Veterinária também pela UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações