Pesquisa de hematozoários: como coletar amostra sanguínea na ponta da orelha em equinos?

Os hematozoários são parasitas que vivem na corrente sanguínea de animais domésticos, podendo ser protozoários, bactérias, vírus ou vermes

Pesquisa de hematozoários: como coletar amostra sanguínea na ponta da orelha em equinos?

A pesquisa de hematozoários é também chamada de pesquisa de hemoparasitas ou hematoscopia. Trata-se de uma pesquisa que engloba parasitas que vivem na corrente sanguínea dos animais domésticos, a saber: protozoários, bactérias, vírus ou vermes.

A maioria dos hematozoários é transmitida por vetores hematófagos. As parasitoses causadas pelos vetores podem acometer diferentes regiões do país, mas algumas delas se encontram disseminadas em todo o Brasil.

A técnica para esse tipo de coleta consiste em retirar uma gota de sangue da ponta da orelha de grandes e pequenos animais, local no qual circula o sangue periférico. O local facilita a identificação de presença ou não de hematozoários nos pacientes”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal.


Coleta de amostra sanguínea na ponta da orelha em equinos

Em equinos, o primeiro passo para se fazer a coleta de amostra na ponta da orelha é fazer a tricotomia da região, onde será coletado o sangue do animal. A tricotomia facilita a visualização do vaso sanguíneo no momento de fazer a coleta.

Após a tricotomia, deve-se realizar uma assepsia do local com álcool 70%. Caso o animal esteja agitado, permaneça segurando a orelha com a seringa próxima e aguarde até o momento em que se acalme. No momento adequado, insira a agulha com o bisel voltado para cima e faça a coleta.

A quantidade de sangue a ser coletada é mínima, apenas o suficiente para preencher o bisel da agulha.

Retire a agulha e pressione o local com algodão embebido em álcool 70%. Transfira uma gota do sangue coletado para uma lâmina de microscópio. Faça o esfregaço com o sangue coletado ainda fresco.

A lâmina deve ser levada ao laboratório para a aplicação de técnica de coloração e procedimentos de observação e pesquisa de hemoparasitas.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Patologia Clínica Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.