Precisa anestesiar equinos? Saiba como!

Se você precisa anestesiar um equino para uma cirurgia, saiba que o primeiro passo é realizar uma rápida avaliação física do animal, a fim de mensurar o peso, a frequência cardíaca e respiratória, o TPC e a coloração da mucosa

Precisa anestesiar equinos? Saiba como!   Artigos VetProfissional

 

Se você precisa anestesiar um equino para uma cirurgia, saiba que o primeiro passo é realizar uma rápida avaliação física do animal, a fim de mensurar o peso, a frequência cardíaca e respiratória, o TPC e a coloração da mucosa. Essa avaliação deve ser realizada antes de qualquer anestesia, seja a campo ou em ambiente hospitalar.

Preparo do equino


Consiste em canular a veia para acesso venosos ao aplicar os anestésicos antes da cirurgia. Para isso, realiza-se a assepsia do local com álcool 70% e, em seguida, introduzir o catéter. É importante destacar que, quando se trata de um paciente muito agitado, a medicação pré-anestésica pode ser realizada antes da canulação. O inconveniente dessa possibilidade é que na maioria das vezes serão usados alfa agonistas, os quais provocam o bloqueio, dificultando a canulação da veia.

Atentar-se às seguintes recomendações:


  • A canulação deve ser realizada sempre no sentido do corpo do animal, e nunca no sentido da cabeça.
  • A fixação do cateter pode ser feito com uma super cola, que fixa muito bem e é um método indolor ou através de sutura, porém, desta forma o animal sentirá dor.

Para confirmar a canulação da veia, basta introduzir o soro através do equipo, em cuja ponta deverá ser inserida uma agulha que será intoduzida no PRN. Em seguida, deve-se abrir todo o soro e baixar o frasco. Se o sangue voltar, significa que o procedimento está correto. Feita a verificação da canulação, retira-se o soro do paciente, que pode ser levado para o local onde será realizada a cirurgia.

Aprenda mais sobre  Anestesia em Equinos no Curso Online Anestesiologia Veterinária, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão. 

Receba Mais Informações