Precisando aferir a frequência cardíaca em equinos? Saiba como

Para mensurar a frequência cardíaca e respiratória em equinos, é preciso uma condição ideal em que esses animais sejam mantidos em repouso e em temperatura ambiente

Precisando aferir a frequência cardíaca em equinos?   Artigos VetProfissional

Para mensurar a frequência cardíaca e respiratória em equinos, é preciso uma condição ideal em que esses animais sejam mantidos em repouso e em temperatura ambiente. O número de batimentos cardíacos por minuto (BPM) em equinos saudáveis é de 28-40.

Bradicardia x Taquicardia


Quando o animal apresenta batimentos cardíacos menores que 28 por minuto, ele está em bradicardia e, quando os batimentos forem maiores que 40, o animal apresenta taquicardia, exceto se tiver se exercitado antes.

Como mensurar os batimentos cardíacos


Para mensurar os batimentos cardíacos o Veterinário deve colocar a mão na região do coração e sentir o Choque Pré-cordial. A seguir, posiciona-se o estetoscópio no local a fim de contar os batimentos cardíacos.

Para mensurar os movimentos respiratórios


Para mensurar os movimentos respiratórios, o Veterinário pode colocar o estetoscópio na traqueia do animal, contando o número de vezes que o ar passa pela traqueia, ou então observar os movimentos torácicos.

Bradipneia x Taquipneia


A medida normal de movimentos respiratórios por minuto (MRPM) é de 8-16 para animais equinos. Menor que 8, é considerado bradipneia e maior que 16 é considerado taquipneia.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Semiologia Veterinária do VET Profissional, com os professores: Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª M.ª Ludmila Souza, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª Dr.ª Raffaella Bertoni, Pós-doutora na área de Biologia Molecular Equina pela University of Minnesota, Mestre em Clínica Veterinária pela University of Minnesota e PhD em Clínica Veterinária pela University of Minnesota; Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa.
O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações